SAP Concur lança guia com foco na retomada e perspectivas das viagens corporativas em 2022

Foto: Unsplash

Buscando auxiliar as empresas preocupadas com o aumento nas despesas corporativas com uma eventual retomada de viagens corporativas em 2022, a SAP Concur lançou o Guia da Resiliência nos Negócios, que detalha como a resiliência financeira e a tecnologia vão impulsionar a retomada e a continuidade dos negócios.

Este cenário atual e pós-pandemia envolve mudanças profundas no funcionamento das empresas, tais como o modelo híbrido de trabalho. É esperado um impacto na rotina das despesas corporativas, experiências dos colaboradores, viagens de negócios e outros aspectos.

Muitas empresas desfrutaram de uma pequena melhora no resultado financeiro ao zerar despesas com viagens em 2020 e no primeiro semestre de 2021, mas as expectativas de retomada em 2022 podem surpreender se não houver bom planejamento orçamentário e recursos modernos para gestão de gastos. Dados e tecnologia desempenham um papel crescente na gestão de orçamentos e na categorização de despesas, melhorando a tomada de decisões.

“A retomada das viagens e reembolsos em 2022 será lenta e gradual, o que faz do primeiro semestre um excelente momento para que as empresas revejam seus métodos de controle de despesas agora, antes que a demanda retorne aos padrões pré-pandemia”, comenta Denis Tassitano, Vice-Presidente da SAP Concur. “Muitas empresas ainda contam com métodos manuais, como planilhas, para gerenciar os gastos. Isso expõe esses negócios a riscos de fluxo de caixa porque as informações financeiras costumam estar desatualizadas”.

Orçamentos mais enxutos

Com a crise provocada pela pandemia, os orçamentos das empresas estão reduzidos. Neste sentido, o principal objetivo é ter caixa o suficiente para garantir a continuidade das operações e criar resiliência financeira. “As empresas precisam neste momento suportar pressões e se adaptar para novos cenários. Durante a pandemia, as empresas mais engessadas e menos tecnológicas sofreram mais com as mudanças no ambiente de negócios. Nosso guia vem para auxiliar as empresas em uma nova rodada de mudanças de rotina em 2022”, finaliza Tassitano.

Faça o download gratuito do Guia da Resiliência nos Negócios aqui.