SAP conquista 3º lugar no Índice de Sustentabilidade da IDC

Foto: SHUTTERSTOCK

O compromisso estratégico da SAP com sustentabilidade e a abrangência de suas ofertas foram destacados no Índice de Sustentabilidade da IDC (International Data Corporation) para Fornecedores de Software, que colocou a SAP entre os três primeiros em uma lista de 23 fornecedores de software avaliados no mundo. A empresa teve um desempenho superior à média do setor em cada um dos três pilares (Tecnologia como Facilitador, Desempenho do Fornecedor e Tecnologia para o Bem) e em todas as 15 principais categorias avaliadas.

A atuação da SAP em sustentabilidade se reflete nas ofertas da empresa e nas competências que está incorporando à organização em níveis global e regional. A IDC seleciona fornecedores com base no desempenho geral em sustentabilidade medido em relação a um critério predefinido, proatividade em questões de sustentabilidade e apresentação de informações de maneira transparente.

Na categoria Tecnologia como Facilitador, a SAP superou a média do mercado em todas as cinco categorias principais – monetização, práticas e software sustentáveis, software de relatório da gestão ESG, software para otimização operacional, e serviços de consultoria e ecossistemas sustentáveis.

A IDC avaliou o desempenho da SAP considerando mais de 130 parâmetros presentes em sua estrutura de Tecnologia para Sustentabilidade e Impacto Social (TSSI) para fornecedores de software. O Índice TSSI oferece uma visão do estado atual da indústria europeia de Tecnologia da Informação e Telecomunicações em relação à sustentabilidade e impacto social. A avaliação se concentrou nas três áreas principais da SAP – resultados em ESG, portfólio de produtos e soluções de sustentabilidade e iniciativas altruístas que fornecem soluções tecnológicas.

Uma das principais razões para a essa colocação são os padrões internos dos produtos que garantem que aplicativos ou serviços sejam eficientes em termos de custo e recursos. A SAP segue vários padrões da indústria, como ISO/IEC 27001, ISO 9001, ISO 22301, ISO/IEC 27018 e ISO 10012.

As soluções de sustentabilidade da SAP, como o SAP Cloud for Sustainable Enterprises e o SAP Sustainability Control Tower, são alguns exemplos que colaboraram para a boa avaliação da SAP, pelas suas funcionalidades para as empresas e recursos específicos por setor de atividade que ajudam incorporar a sustentabilidade nos negócios em escala, agregando operações, experiência e insights financeiros nos principais processos.

O pilar Desempenho do Fornecedor é composto de cinco categorias – governança, sustentabilidade social, cadeia de suprimentos para operações da empresa, sustentabilidade operacional e sustentabilidade ambiental. A SAP superou a média do mercado e ficou entre as cinco com melhor desempenho nessas categorias.

A SAP ficou entre os cinco primeiros no pilar Tecnologia para o Bem. Alcançou a pontuação máxima devido à forte presença global nas áreas de responsabilidade social corporativa e voluntariado. Funcionários da SAP contribuíram com mais de 117 mil horas pro bono e aplicaram 27,6 milhões de euros globalmente em boas causas. A compreensão dos funcionários sobre questões sociais e ambientais é aprofundada por meio de 614 oportunidades de voluntariado virtual e presencial.

A IDC apontou em seu relatório que a importância da sustentabilidade na estratégia e no modelo de negócios da SAP foram fundamentais para os bons resultados no índice. A SAP está comprometida com vários marcos de sustentabilidade, incluindo a neutralidade de carbono em suas próprias operações até o final de 2023 e zerar emissões líquidas ao longo de sua cadeia de valor até 2030.