SAP e Social Lab anunciam a startup brasileira como vencedora da edição 2020 da Social Innomarathon

Foto: Pixabay

A startup brasileira Safe Drinking Water For All (SDW), que tem como objetivo promover a democratização do acesso à água potável e ao saneamento básico em comunidades carentes por meio de soluções inovadoras, foi a vencedora da quinta edição da Social Innomarathon, competição regional organizada pela SAP em parceria com o Social Lab para promover o empreendedorismo com impacto social na América Latina, por meio de modelos de negócios B2B sustentáveis nos quais a tecnologia tem papel de destaque. O anúncio foi feito no dia 21 de janeiro em webinar realizado pela companhia para discutir o impacto da tecnologia nas pautas ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês).

Paulo Mendes, Chief Financial Officer (CFO) da SAP, ressalta a importância de uma discussão mais ampla sobre as pautas ESG no atual cenário de negócios. “As mudanças sociais que estamos vivendo trazem novos paradigmas. A área financeira, por exemplo, olha para os números mas também para as melhores práticas sociais, ambientais e de governança”, comentou. “A SAP acredita no potencial da tecnologia para alavancar o impacto de iniciativas como a da Safe Drinking Water For All. Ficamos orgulhosos de saber que fazemos parte da história e contribuímos para acelerar um negócio de impacto social que pode impactar a vida de tantas famílias”, completou.

Com moderação de Sonia Favaretto, SGD Pioneer pelo Pacto Global da ONU e especialista em Sustentabilidade, o webinar também discutiu a sustentabilidade sob o ponto de vista de viagens corporativas. De acordo com pesquisa realizada pela Oxford Economics a pedido de SAP Concur, 80% de quem viaja a negócios estaria mais disposto a trabalhar para uma empresa que integra a sustentabilidade em sua política corporativa. “A tecnologia é uma grande aliada das empresas que estão atualizando seus protocolos internos para atender as demandas verificadas nos últimos meses e se preparar para um novo cenário social e ambientalmente responsável”, comenta Valéria Soska, vice-presidente do SAP Concur na América Latina.

A Social Innomarathon recebeu, nesta edição, 400 inscrições de mais de 19 países da região. Oito finalistas foram selecionados para participar de um programa de capacitação de seis semanas para fortalecer seus projetos. A SDW foi escolhida pelo júri da SAP e do Social Lab pelo grande potencial de impacto social, em consonância com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em particular, Objetivo 6, “Água limpa e saneamento”. A startup, reconhecida pela ONU, desenvolveu o Aqualuz, um dispositivo para tornar a água potável acessível de tanques usando radiação solar baseada na tecnologia SODIS (“desinfecção solar de água”). A solução possui diferenciais como facilidade de uso, manutenção prática e vida útil estimada em 20 anos.