SAP e Versuni anunciam parceria global com foco em economia circular e ESG 

Foto: Divulgação SAP

A SAP e a Versuni (Philips Domestic Appliances) anunciaram uma parceria global com foco em sustentabilidade e economia circular. Com o software SAP Sustainability Control Tower, ferramenta digital para gestão ESG baseada em dados reais, a empresa poderá promover uma gestão holística por meio do estabelecimento de metas, monitorar o progresso e obter insights a partir dos dados, gerando relatórios ESG robustos e auditáveis, além de ações de melhoria. O projeto está se iniciando no Brasil, e a intenção da Versuni é expandir o uso do software para outros mercados em que a empresa atua.  

A fábrica da Philips Walita na cidade de Varginha (MG) será a primeira no mundo a implementar o projeto, e será usada como piloto da iniciativa de ESG, com foco em performance e transparência. A intenção é estabelecer uma referência na América Latina e atuar como um suporte à expansão mundial da parceria. 

Em uma das primeiras iniciativas com o suporte do SAP Sustainability Control Tower, a Versuni poderá acompanhar todo o processo de reciclagem de airfryers antigas entregues pelos clientes nos postos de coletas disponíveis. Eles receberão um cashback de até R$ 200 e os produtos serão encaminhados para a fábrica, onde os componentes serão separados e destinados corretamente para reciclagem.

Ao chegarem à fábrica da Philips Walita, em Varginha, as airfryers serão desmontadas e cada componente separado para ser enviado a um prestador de serviços qualificado e licenciado pelos órgãos ambientais competentes. Dessa separação, tudo o que for reciclável será devidamente processado e reinserido cadeia produtiva como matéria-prima. Aos materiais que não forem passíveis de reciclagem será dada a destinação final ambientalmente adequada.

“Eliminar o desperdício, otimizar o uso de recursos e inovar em modelos de negócios regenerativos para construir cadeias de suprimentos transparentes e sustentáveis. Essa é a visão da SAP que se concretiza com este projeto. Como empresa nós perseguimos o desperdício zero, e contribuir com a Versuni neste sentido mostra que é possível e é motivo de muito orgulho”, afirma Pedro Pereira, Diretor de Sustentabilidade da SAP para a América Latina e Caribe. 

“Buscamos estimular o descarte adequado dos produtos e conscientizar os consumidores sobre o impacto desses aparelhos na natureza. A parceria com a SAP vai nos proporcionar estabelecer métricas mensuráveis para que entreguemos sempre o melhor resultado ao meio ambiente e a toda a sociedade. A sustentabilidade está no DNA da Versuni, e agora poderemos contar essas histórias juntos, construindo um futuro cada vez mais sustentável”, comenta Alexandre Escorel, Presidente da Versuni Latam.

A Versuni embarcou em uma jornada com a SAP para criar um cenário tecnológico completamente novo em apenas 18 meses. Por meio da oferta RISE with SAP e com a parceria da Tata Consultancy Services (TCS), a empresa conseguiu migrar para um ambiente completo em 55 países dentro do prazo, finalizado em 1º de maio. O objetivo é criar uma empresa focada em digitalização, impulsionando a inovação e o crescimento com tomada de decisões baseada em dados, com o ERP SAP S/4HANA, private cloud como base sólida, processos integrados de ponta a ponta, gerenciamento robusto de dados e análises avançadas e inteligência artificial. Esse programa de transformação rendeu à Versuni o Prêmio de Inovação SAP 2023 na categoria Líder da Indústria.