SAP oferece aos funcionários um dia para recarregar as energias

Foto: Divulgação / SAP

A SAP ofereceu um dia de licença remunerada dedicada à saúde mental dos colaboradores. O objetivo era propor uma pausa na terça-feira, 27 de abril, para que todos os funcionários, espalhados por dezenas de países possam recarregar as energias se distanciando de suas rotinas profissionais. A iniciativa é parte do programa Mental Health Matters, que promove uma série de iniciativas dedicada à saúde física e emocional e mais uma atitude da empresa para manter as equipes engajadas e produtivas mesmo diante dos desafios impostos pelo trabalho remoto e isolamento social em decorrência da crise da Covid-19.

A SAP resolveu implementar a licença remunerada quando constatou que um terço de seus funcionários estava passando por níveis de estresse superiores aos níveis de satisfação no trabalho. O levantamento é parte de estatísticias globais, resultados de recentes pesquisas com funcionários realizadas a partir da ferramenta de monitoramento da experiência do colaborador, SAP Qualtrics Remote Work Pulse.

Os dados internos corroboram recente estudo divulgado durante o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) que apontou que um em cada três adultos apresentam quadros de depressão ou de ansiedade em decorrência da crise da Covid-19.       

“Globalmente, por meio dos comitês de crise, identificamos maior necessidade de pausas em função nas mudanças impostas pela pandemia. O dia da saúde mental é um incentivo para que todos os colaboradores dediquem o dia para fazer algo que traga bem estar e tempo de convivência com a família”, explica Fernanda Saraiva, diretora de RH da SAP Brasil.

Segundo Fernanda, também é uma mensagem clara sobre a necessidade de realizar um balanceamento saudável entre a vida pessoal e profissional e esse equilíbrio se faz ainda mais necessário diante de um momento desafiador como o atual. “É um alerta para a importância de estar atento à saúde mental e reforçar a necessidade de falar abertamente sobre o tema no ambiente corporativo, sem estigmas e pré-julgamentos”, completa.

Mental Health Matters

O programa Mental Health Matters é uma iniciativa global da SAP e pensada pelos times de RH, Diversidade & Inclusão, Marketing e Comunicação. Foi lançada no evento global da empresa em 2019 e a SAP Brasil foi escolhida para abrigar o piloto deste movimento. O objetivo é criar um ambiente seguro e livre de preconceitos para se falar abertamente de doenças mentais, prevenção e bem-estar na área de saúde psicológica. A campanha promove conteúdo, ações e ferramentas que podem apoiar todos os colaboradores a cuidar mais da saúde mental.

O tema ganhou ainda mais relevancia diante do contexto da epidemia do novo coronavírus, isolamento social e trabalho remoto e as ações se tornaram prioritárias ao longo de 2020 e com contínuidade em 2021. Foram adicionadas novas ações com foco no aspecto emocional, psicossocial e físico e que incluíram adaptações no programa, como palestras e workshops virtuais com especialistas como a Tatiana Pimenta, CEO da Vittude, plataforma de psicologia online, e o psicanalista Christian Dunker.

Outras iniciativas incluíram ginástica laboral, aulas de automassagem (às sextas-feiras) e sessões de yoga (às quintas-feiras), happy hours virtuais, entre outras iniciativas para gerar engajamento e troca de experiências. Alguma dessas medidas foram implementadas após consultar os funcionários a partir de pesquisas de clima com o apoio da nossa ferramenta de gestão da experiencia do colaborador, SAP Qualtrics Remote Work Pulse.