Schaeffler desenvolve tecnologia que evita paradas não programadas da produção

Foto: Divulgação / Schaeffler na IAA 2017, Frankfurt.

Investindo na Indústria 4.0, a Schaeffler desenvolveu várias tecnologias para monitoramento online e offline de máquinas e equipamentos industriais, que garantem melhor desempenho da produção, evitam paradas não programadas e previnem danos ao maquinário das empresas. São três as tecnologias que se destacam no mercado brasileiro: o Detector III, o SmartCheck e SmartQB. Além da alta qualidade e garantia da marca Schaeffler, essa linha de equipamentos de monitoramento oferece várias vantagens: facilidade de utilização, simplicidade na instalação e ótimo custo-benefício.

Grande parte das paradas não planejadas na produção industrial é atribuída, direta ou indiretamente, ao desbalanceamento ou desalinhamento da máquina, que pode gerar consideráveis vibrações durante a operação industrial, resultando em danos, desgaste prematuro e até quebra por fadiga do rolamento. Em consequência, ocorrem falhas nas máquinas e, com isso, paradas não planejadas da produção. Para prevenir esses problemas, o Detector III foi lançado pela Schaeffler para disponibilizar ao setor industrial informações precisas e rápidas sobre a condição da máquina, com uma boa relação custo-benefício e fácil operação até mesmo para usuários inexperientes.

Desta forma, o Detector III reúne várias funções em um só instrumento portátil: medidor de vibração e de temperatura, coletor de dados e balanceador estático e dinâmico. Com essa ferramenta, as condições não somente são detectadas, mas também eliminadas de forma simples e eficiente. O software do equipamento conduz o usuário passo a passo durante a operação de balanceamento e o usuário pode ainda criar uma configuração com o software FAG Trendline. Além disso, é possível definir gabaritos que podem ser adaptados à máquina no próprio local.

O Detector III é capaz de coletar dados para até 1.600 pontos de medição. Permite o armazenamento e visualização de até quatro valores de medição por ponto para avaliação de condição.

O SmartCheck é um sistema de monitoramento online, com tecnologia de diagnóstico patenteada pela Schaeffler, que permite a análise da condição por vibração em tempo real e fácil visualização dos dados medidos. Compacto, de simples instalação e integração, requer menor cabeamento.

Desenvolvido com alta tecnologia, ele oferece uma grande variedade de serviços de diagnóstico para detectar preventivamente possíveis danos às máquinas, ajudando a evitar paradas não programadas. Com a ampla base de informações coletadas pelo SmartCheck, especialistas podem otimizar máquinas e processos, fazer avaliações mais precisas e aumentar a vida útil das máquinas.

O dispositivo é instalado, de forma fixa, em qualquer máquina rotativa, como motores elétricos, geradores, bombas, ventiladores, exaustores, caixas de engrenagem, compressores, spindles, máquinas-ferramenta, separadores e decantadores, garantindo seu monitoramento permanente.

“Nos segmentos industriais, é necessário monitorar sempre a condição dos equipamentos. Há determinadas máquinas que, pelo impacto que sua parada causaria na produção, requerem um acompanhamento mais constante. O SmartCheck, por meio da análise da vibração, constata a existência de folgas, desalinhamentos, defeitos em rolamentos e outros problemas, proporcionando sua manutenção programada”, explica Celso de Souza e Silva, Gerente de Vendas OEM Industria.

O SmartQB é uma solução completa multicanal para monitoramento da condição de equipamentos, durante 24 horas nos sete dias na semana, ou seja, com disponibilidade máxima na planta. Sua instalação requer o mínimo trabalho, com utilização de apenas um cabo, ou seja, plug-and-play.

O equipamento permite pré-configurações para a captura de falhas em motores, bombas e ventiladores nos setores industriais de cimento, papel, aço, gestão de água e engenharia de máquina, sendo recomendado para máquinas com velocidades variáveis e fixas de 100 a 15000 rpm. Pode ser configurado para até seis SmartChecks.

Quando detectadas alterações na condição da máquina, são emitidas mensagens de texto no painel digital do SmartQB, facilmente compreendidas pelo usuário. Na tela, são mostradas várias situações possíveis de falhas: danos no rolamento, desalinhamento, desbalanceamento, fricção/cavitação, aumento de temperatura, etc., inclusive informações estatísticas sobre horas de operação, frequência de defeitos, valores máximos e médios desde a última avaliação. Conta também com Interface Ethernet RJ45 para comunicação remota, além de oferecer ao usuário endereços de contatos para apoio especializado.