Schaeffler expande campus de desenvolvimento e fabricação para a mobilidade elétrica

Foto: Divulgação Schaeffler

A Schaeffler, companhia bávara privada de grandes fabricantes de componentes automotivos, aeroespaciais e industriais, está expandindo o seu campus de desenvolvimento e fabricação para a mobilidade elétrica com um novo complexo imobiliário: o novo centro de competência de aproximadamente 8.000 metros quadrados, localizado na sede da divisão de Automotive Technologies, em Bühl.

A empresa investiu cerca de 50 milhões de euros na construção. “Estamos expandindo fortemente as nossas atividades em eletromobilidade e, assim, ganhamos importantes projetos de clientes”, diz Matthias Zink, Membro do Conselho de Administração de Tecnologias Automotivas na Schaeffler AG. Em 2021, a Schaeffler vendeu acionamentos eletrificados com um valor de mais de um bilhão de euros. Além disso, a empresa também adquiriu projetos de mobilidade elétrica no valor de 3,2 bilhões de euros a nível mundial. Na primeira metade de 2022, o grupo conseguiu várias encomendas com o mesmo valor, alcançando o seu objetivo para 2022 já no primeiro semestre do ano.

No futuro, muitos dos projetos altamente complexos de clientes serão processados no novo local que está sendo construído nesse momento. “Estamos criando novos e modernos espaços de trabalho para desenvolver soluções inovadoras na área de eletromobilidade”, disse Zink. O novo edifício faz parte do programa estratégico Roadmap 2025 da empresa e marca mais um passo importante na expansão da mobilidade elétrica. A construção está programada para terminar no outono de 2024. “A construção do centro de desenvolvimento é um passo importante para Bühl como centro econômico e, em particular, para o futuro dos colaboradores”, diz o Prefeito da cidade, Hubert Schnurr.

A expectativa é de que a área acomode cerca de 400 funcionários que irão trabalhar em conjunto em projetos para os clientes e desenvolver novos sistemas de acionamentos elétricos. “No futuro, a Schaeffler assumirá cada vez mais projetos relacionados à junta mecânica, eletrônica e de software. Para gerir melhor esta complexidade, trabalhamos com equipes fortes e um ambiente orientado para o futuro”, diz Dr. Jochen Schröder, Chefe da Divisão de Eletromobilidade da companhia. Serão criados espaços de trabalho para equipes interdisciplinares, áreas de comunicação, laboratórios, oficinas e um centro de conferências.

Produção “ultra eficiente” de motores elétricos

Em um dos três edifícios já existentes em Bußmatten – onde até agora foram fabricadas peças para caixas de velocidades – está sendo construída uma instalação ultramoderna chamada UltraELab para produzir motores elétricos. Esta fábrica líder global seguirá os princípios da chamada “fábrica de ultra eficiência” (Ultraeffizienzfabrik, em alemão). “Com o UltraELab, não somente queremos estabelecer novos padrões em termos de eficiência, mas também queremos contribuir para a sustentabilidade”, disse Schröder.

Um aspecto central desta instalação será a produção de motores elétricos de forma ágil e flexível. Em vez de linhas de produção rígidas, a empresa fabricará os motores no futuro com módulos tecnológicos flexíveis e digitalizados que poderão ser modificados e trocados como fosse um kit. Graças a interfaces normalizadas e interligadas pelas tecnologias de informação e comunicação, a criação e configuração dos módulos será muito mais fácil e rápida no futuro.

A Schaeffler é líder de um consórcio com 17 parceiros que desenvolveu o conceito de fabricação inovador no projeto AgiloDrive2, financiado pelo Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (Bundesministerium für Wirtschaft und KlimaschutzBMWK). “O nosso objetivo é a produção flexível e eficiente de motores eletrônicos inovadores”. No centro técnico, os especialistas podem testar a produção ágil. Apoiado por um gêmeo digital, o projeto é pioneiro na produção do futuro à escala industrial. “Integrando o desenvolvimento e a produção de motores elétricos em um só local, criamos cooperações importantes para produtos sempre melhores”, finaliza Schröder.