A Schmersal, líder mundial em sistemas de segurança para a indústria, por meio da tec.nicum, divisão de Serviços, Soluções e Treinamentos, abriu as inscrições para o treinamento Functional Safety of Machinery – Training Course with FS Engineer (TÜV Rheinland) Certificate (em português, Segurança Funcional em Máquinas – Curso de Treinamento com Certificado de Engenheiro FS (TÜV Rheinland)). O curso, autorizado pela TÜV Rheinland, será ministrado no Brasil em português pela primeira vez e é destinado aos profissionais com experiência comprovada em segurança de máquinas que desejam obter o renomado certificado oficial da companhia, que é referência no mercado.
O treinamento será aplicado por João Paulo Bernardes, Especialista em Segurança de Máquinas e Atmosferas Explosivas da Schmersal Brasil e o único brasileiro certificado e autorizado a ministrar o curso – para máquinas – no País. O instrutor destaca a importância da certificação para quem busca um diferencial competitivo realmente relevante. “Pouquíssimas pessoas ao redor do mundo têm essa certificação. Ela é exigida, principalmente, por multinacionais que desejam especialistas na área. Desde 2019, a segurança funcional, via ABNT NBR ISO 13849, foi introduzida no texto da NR-12, legislação nacional sobre segurança de máquinas e equipamentos e, ainda hoje, tem seu conhecimento pouco difundido no país. É uma oportunidade única”, disse.
Bernardes destaca mais um diferencial do treinamento, além de ser ministrado em língua local. “Temos um banco de dados online certificado em que é possível buscar por todos os profissionais qualificados de acordo com a norma e especificação. Ou seja, as pessoas podem checar o certificado direto no site da Certipedia, diminuindo as chances de fraude”.
O treinamento terá a duração de quatro dias no modelo presencial, em Boituva, SP. Os interessados terão teoria, exemplos práticos, debates sobre Segurança Geral de Máquinas com base na ISO 12100 e Segurança Funcional de acordo com ISO 13849 e IEC 62061. Regulamentações internacionais, conceitos básicos de apreciação de risco, exemplos de equipamentos de proteção para máquinas, funções de segurança, projetos de circuitos, cálculos de nível de desempenho (PL) e nível de integridade de segurança (SIL) serão mais alguns dos temas que também serão abordados durante o curso.
O curso é indicado para engenheiros com experiência mínima de três anos comprovada em Segurança de Máquinas e Segurança Funcional, que irão se aprofundar nas exigências das normas internacionais. O exame terá 70 questões de múltipla escolha e 12 perguntas abertas a serem elucidadas em até três horas. Quem passar pelo teste final receberá o certificado de Engenheiro de Segurança Funcional da TÜV Rheinland.