Schmersal inova e apresenta a menor e mais tecnológica solução para segurança de máquinas

Foto: Pixabay

A Schmersal, empresa líder mundial em sistemas de segurança para a indústria, inova mais uma vez e lança a linha de chaves de segurança AZM 40, a menor e mais tecnológica solução com reconhecimento eletrônico RFID e alta força de bloqueio. O novo produto surge do cenário em que toda indústria ou fábrica possui um processo produtivo ou área que apresenta algum risco de acidentes aos operadores – essas áreas, normalmente, são enclausuradas por grades ou paredes para evitar que as pessoas acessem e corram riscos à saúde ou à integridade física. Caso seja necessário acessar esse espaço para realizar alguma operação, manutenção ou reparo, geralmente, existe uma porta ou janela, que deve ser monitorada para garantir que não aconteçam acidentes. Um dos produtos que pode ser utilizado para essa proteção são as chaves de segurança, como a AZM 40.

O monitoramento seguro desse acesso é garantido com a instalação de um sistema completo que conta com a chave AZM 40 (instalada no batente fixo das portas), o atuador (trabalha em conjunto com a chave, instalado no batente móvel de modo que fique alinhado com a chave), o cabo elétrico para alimentação (por esse motivo a chave deve ser normalmente montada na parte fixa das portas) e o painel de controle (uma unidade lógica segura que vai monitorar o comportamento da chave como a abertura e o fechamento).

“As chaves de segurança para monitoramento de portas, assim como a AZM 40, fazem parte da Linha Clássica, produtos tradicionais e de alta relevância para a companhia. Disponível globalmente, a novidade é uma grande aposta para o portfólio de segurança da Schmersal, pois reflete tecnologia de ponta, inovação e alta capacidade de desenvolvimento”, diz Jamile Zarif, Coordenadora de Produtos de Segurança da Schmersal.

Normalmente, nas linhas de chaves de segurança existem muitas opções e variações técnicas que os clientes podem especificar para comprar, por exemplo, bloqueio por mola ou corrente elétrica; solenoide ou atuador monitorado; instalação para aberturas de porta à direita ou a à esquerda, entre outras. Já a linha premium AZM 40 apresenta uma nova abordagem para o portfólio, isso porque um único modelo atende diversas características ou pode ser adaptado com os futuros acessórios.

Entre suas vantagens estão: produto compacto, por ser o menor, fica esteticamente melhor nas portas com perfil de alumínio, em alguns casos até mesmo oculto; alcance de uma alta força de travamento de 2.000N; montagem simétrica, pode ser fixado/parafusado em ambos os lados, facilitando a instalação; atuador tipo lingueta pode ser encaixado em praticamente 180° em relação a chave e possui o ajuste fino, tornando ainda mais prática a montagem e a tolerância de atuação para portas desalinhadas; e o desbloqueio auxiliar, que também pode ser acessado de ambos os lados.

O equipamento ainda conta com uma tecnologia de reconhecimento RFID integrada, que atende altos requisitos de segurança, oferecendo maior proteção contra violação e burlas; travamento realizado por sistema de motor biestável, ou seja, em caso de falha de energia, o último estado bloqueado permanece, garantindo uma operação segura, qualquer seja o status da máquina; e consumo de energia extremamente baixo, já que o bloqueio só requer energia quando a porta deve ser trancada ou destrancada