Schmersal lança novo Painel de Automação, Controle e Segurança para ambientes explosivos

Foto: Shutterstock

A Schmersal, líder mundial em sistemas de segurança para a indústria, acaba de anunciar o lançamento do Painel de Automação, Controle e Segurança para ambientes explosivos (PACS-Ex). O produto visa levar mais segurança às empresas que atuam em áreas classificadas, com riscos de explosão, além de ajudá-las a estarem em conformidade com as principais normas do setor, como a série ABNT NBR 60079.

Ambientes em áreas classificadas possuem grandes restrições quanto aos equipamentos elétricos que podem ser instalados. Em função disso, é necessário que todos os produtos presentes nesses locais, como painéis de comando, partida direta, segurança, entre outros, estejam adequados para operar com segurança.

“Alinhada à estratégia de vendas de soluções completas (Turn Key) da Schmersal, desenvolvemos essa mais nova linha para ampliar o nosso portfólio de produtos, atendendo agora a parte de controle, segurança e automação, complementando a linha de botoeiras, fim de cursos, chaves de segurança e sensores”, explicou Raphael Diniz, Coordenador de Produtos na Schmersal.

Segundo Diniz, o novo PACS-Ex é fabricado no Brasil, conta com atendimento e suporte técnico especializado em atmosferas explosivas e pode ser aplicado nos mais diversos ambientes industriais com risco de explosão, dos mais distintos segmentos, como a indústria de óleo e gás, petroquímicas, tintas e vernizes e também no agronegócio.

“Sua função é ser um painel de automação, controle e segurança para todas as máquinas instaladas nessas áreas, sendo um painel de partida direta, comandos entre outras funções, presente na própria máquina, dando agilidade e segurança aos colaboradores”, disse.

Estão sendo lançados onze modelos de painéis, todos customizáveis para atender a várias aplicações em diferentes potências, entradas e saídas. Eles podem ser instalados em distintos segmentos que estão em ascensão, como o Hidrogênio Verde e seus dispositivos atendem aos requisitos da NR10 (segurança em eletricidade) e NR 12 (norma regulamentadora sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), possuem extrema durabilidade em ambientes agressivos, além de um CLP de segurança, algo inédito no mercado.