Schmersal zera impacto de CO2 emitido em 2020

Foto: Unsplash

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem o objetivo de promover a conscientização e a ação em prol do meio ambiente.
Multinacional alemã líder em sistemas de segurança para máquinas industriais e fornecedora de soluções em automação para elevadores e para áreas classificadas e produtos Ex, a Schmersal vem fazendo a sua parte com relação ao compromisso de minimizar e até mesmo eliminar o impacto gerado no meio ambiente a partir das suas atividades.

A companhia conta com um Comitê de Sustentabilidade, que se reúne periodicamente para avaliar e estabelecer parâmetros e metas claras, entre elas a redução do consumo de energia, água e da utilização de materiais descartáveis, a substituição de materiais poluentes e aumento da reciclagem, além de orientação aos colaboradores sobre o que eles podem fazer em casa e no trabalho em favor da sustentabilidade.

A Schmersal monitora a emissão dos gases de efeito estufa (GEE), definindo ações para diminuir o impacto no meio ambiente. “Este é um item considerado primordial em nossa empresa. A partir do inventário, adotamos ações para redução da pegada de carbono, como a obrigatoriedade do uso de etanol nos veículos da frota e incentivo ao seu uso nos veículos particulares, incentivo à carona solidária, estímulo ao transporte alternativo, a partir da disponibilidade de um bicicletário no estacionamento da empresa, por exemplo, a troca de troca da iluminação por sistemas inteligentes mais eficientes e com menos poluentes, bem como a conscientização sobre o lixo que produzimos e estímulo à coleta seletiva e o controle automático de iluminação e ar condicionado”, enumera Rogerio Baldauf, Diretor Superintendente da Schmersal.

Para compensar as emissões de CO2, a Schmersal criou o projeto Oxigênio. A compensação é feita por meio do plantio de árvores em número correspondente à emissão de CO2 pela empresa. Com essa ação, contribui-se também para o reflorestamento de áreas de vegetação degradada. Atualmente, a companhia realiza esse trabalho em parceria com a SOS Mata Atlântica, que calcula anualmente a emissão e mapeia as regiões carentes de reflorestamento. Em 2020, por exemplo, a Schmersal emitiu 139 toneladas de CO2, 9% a menos do que no ano anterior. Para zerar essa emissão, investiu no plantio de 857 árvores, totalizando 3.428 m² de área reflorestada e mais de 139 toneladas de CO2 neutralizados.

Informações mais detalhadas podem ser acessadas no Relatório de Sustentabilidade.