A fabricante internacional de vidros especiais SCHOTT atingiu resultados financeiros positivos para o ano fiscal de 2020/21: As vendas subiram para 2,5 bilhões de euros, somando um aumento de 13%, em comparação com o ano anterior. A receita operacional (EBIT) também aumentou de 102 milhões de euros para 390 milhões de euros (+ 35%), resultando em um lucro líquido consolidado de 289 milhões de euros (+ 45%).
Esse desenvolvimento positivo foi impulsionado especialmente pela demanda excepcional no setor de eletrodomésticos. Além disso, os produtos para a indústria farmacêutica também contribuíram para alcançar esses resultados positivos. Apesar das complicações resultantes da pandemia, a SCHOTT conseguiu realizar seu investimento recorde de 350 milhões de euros; os investimentos foram feitos principalmente em locais na Alemanha, China e Estados Unidos, o que também resultou em mais de 1.000 vagas de emprego adicionais. “Graças ao nosso diversificado portfólio de produtos, conseguimos manter o rumo e fechar o ano fiscal com sucesso”, observou o CEO, Dr. Frank Heinricht, acrescentando: “Com um novo investimento recorde de 450 milhões de euros, estamos estabelecendo a base para um crescimento lucrativo ainda maior nos próximos anos.”
A estratégia de crescimento produz resultados e liquidez positiva
Por meio do crescimento rentável e dos fortes aumentos de produtividade, todas as unidades de negócios contribuíram para os ganhos gerais. Além disso, os investimentos dos últimos três anos também estão gerando resultados. “Nossa estratégia de investir bem acima da depreciação está valendo a pena”, afirma o CFO Dr. Jens Schulte. “Com uma liquidez líquida de 79 milhões de euros e um índice patrimonial de 41% – sete pontos percentuais a mais do que no ano passado – estamos em uma posição sólida.” De acordo com o balanço patrimonial, a empresa criou cerca de 1.000 novos empregos até o final de setembro, totalizando 17.300 funcionários atuais (+5%).
As soluções farmacêuticas e os produtos para eletrodomésticos e bens eletrônicos de consumo têm o melhor desempenho. Em 2021, a SCHOTT forneceu frascos farmacêuticos para mais de 5 bilhões de doses de vacinas contra a COVID-19. Além disso, as soluções para a indústria farmacêutica também se desenvolveram bem, independentemente da pandemia. Nas empresas farmacêuticas, houve especificamente uma demanda de produtos de “alto valor”, como seringas pré-carregáveis, frascos revestidos ou embalagens prontas para uso.
Muitas pessoas reprojetaram suas casas durante a pandemia enquanto se isolavam. Para a SCHOTT, isso significou taxas de crescimento de dois dígitos para os painéis de cooktops vitrocerâmicos CERAN® e os painéis de vidro plano ROBAX®, usados em fornos e micro-ondas.
Os bens eletrônicos de consumo também mostraram sinais de crescimento. A crescente demanda por smartphones premium teve um efeito positivo nos vidros de proteção: o vidro especial da SCHOTT permite que fabricantes como Samsung e Vivo produzam designs exclusivos para vidros de proteção extremamente resistentes a quebras e vidro de proteção ultraflexível para telefones celulares dobráveis.
Outros passos em direção à neutralidade climática
Ao mudar para a energia elétrica ecológica certificada, a SCHOTT se aproximou muito mais de alcançar seu objetivo de se tornar neutra em relação ao clima até 2030. Com projetos ambiciosos, alguns dos quais contam com financiamentos públicos, a empresa está desenvolvendo novas tecnologias que podem aquecer tanques de fundição, que consomem muita energia, sem usar combustíveis fósseis no futuro. A empresa está, portanto, estabelecendo novos padrões para a indústria do vidro.