Seguindo tendência global, Mercedes-Benz anuncia entrada no mercado de locação de caminhões

Foto: Divulgação – Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz anunciou nesta terça-feira (06/02) seu novo produto, a Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus. Desenvolvido a partir da parceria entre o Banco Mercedes-Benz, a Mercedes-Benz Corretora de Seguros, a fabricante de veículos Mercedes-Benz do Brasil, e a Rede de Concessionários Mercedes-Benz, o produto tem como foco atender aos pequenos, médios e grandes frotistas.

Além das já amplamente conhecidas soluções em financiamento, agora os clientes poderão contar também com as soluções de locação de veículos pesados com o padrão de qualidade da marca. “Esse lançamento possibilita entregarmos para o cliente um ecossistema integrado, com diversas possibilidades para o seu negócio: financiamento, seguro e, agora, locação”, explicou Cristina Rensi, head da Daimler Truck Locações e Serviços e da Mercedes-Benz Corretora de Seguros.

Para dar o pontapé inicial do produto serão disponibilizados aos clientes 100 unidades em três modelos de caminhões on road – Accelo, Atego e Actros. O serviço de locação inclui gerenciamento de frota, documentação e multas, planos de manutenção nas concessionárias da marca, com mão de obra especializada e peças genuínas, telemetria Fleetboard e time comercial dedicado.

De acordo com Hilke Janssen, Presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços, o mercado de locações vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pela alteração de comportamento dos clientes, que antes consideravam somente veículos próprios para compor a frota e, hoje, estão mais abertos às locações.

Maurício Bertolacini, Head de vendas e Marketing da Daimler Truck Locações e Serviços, destacou: “O negócio de locações de veículos comerciais vem evoluindo e tem muito mais espaço para crescer devido às vantagens aos clientes como a obtenção de benefícios fiscais, a não preocupação com a renovação da frota de veículos e revenda dos usados e com a gestão de manutenção, documentação e multas, que será feita pela empresa de locação. Além disso, há a garantia de disponibilidade dos caminhões para a operação, propiciando maior liquidez para os clientes investirem no seu negócio principal”. O executivo afirmou ainda que, até o final de 2024, a expectativa é atender a demanda, chegando a cerca de 200 unidades.

“Hoje, a locação de veículos comerciais é um mercado que corresponde a 2% da frota circulante de veículos pesados no Brasil. Em países como Estados Unidos, esse número chega a 25% e, na Europa, o aluguel de caminhões já existe há mais de 30 anos. Estudamos o mercado e trouxemos uma solução para facilitar a vida de nossos clientes. Para cada um deles, será oferecido um produto customizado, idealizado exatamente para atender a necessidade do seu negócio”, disse Janssen.

Durante a coletiva de lançamento, os executivos informaram que a operação será iniciada apenas com a locação de caminhões. Em um segundo momento, o serviço se estenderá para os ônibus da marca. 

De acordo com Achim Puchert, Presidente da fabricante de veículos comerciais Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, o produto Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus chega em um excelente momento no mercado brasileiro. “Acabamos de renovar o nosso portfólio de caminhões e ônibus com a inédita tecnologia BlueTec 6, com produtos mais tecnológicos e eficientes e que já estarão à disposição dos clientes também no formato de locação”, comentou.

“Analisando o cenário de 2024, a locação de veículos tem muito potencial para crescer. A economia brasileira está expandindo com avanços no agronegócio, mineração e varejo, setores impulsionados por novos programas do Governo, pelo encaminhamento da Reforma Tributária e por expectativas de taxas de juros mais baixas a partir deste ano. Sem dúvidas, estamos animados para entregar os nossos veículos, produzidos no Brasil, para impulsionar novos negócios no País”, acrescentou Puchert.