Seguradora de saúde Techniker Krankenkasse lança programa que auxilia digitalmente pacientes com transtornos de ansiedade

Os transtornos de ansiedade são uma condição séria: dez milhões de pessoas, somente na Alemanha, sofrem de ansiedade. A Techniker Krankenkasse (TK) é a primeira seguradora de saúde a desenvolver um programa de tratamento digital com um app, vídeos de treinamento, cenários de stress usando óculos virtuais e apoio psicoterapêutico. A TK München possui 4 filiais na capital da Baviera: no centro da cidade, em Elisenstraße, no campus da LMU Munich em Leopoldstrasse, na Rosenheimerstraße e em Pasing on Kaflerstraße perto de Pasing Arcaden.

Em parceria com Sympatient, foi elaborado um aplicativo, com a ajuda da realidade virtual, que mantém os terapeutas conectados e auxilia digitalmente pacientes com transtornos de ansiedade. Com óculos de realidade virtual, as pessoas podem se colocar diretamente em situações do cotidiano, mas que para elas, causam stress, por exemplo, uma palestra, uma ida ao supermercado ou uma viagem de ônibus.

Com a ajuda do aplicativo, eles são preparados para este ambiente e devem responder a um questionário sobre a intensidade do seu medo e seus sentimentos dentro daquela circunstância. As etapas do tratamento são monitoradas pelo terapeuta responsável pelo tratamento e avaliadas em conversa direta com os pacientes. “Nossa terapia está em conformidade com as diretrizes e os pacientes podem repetir os exercícios quantas vezes quiserem a qualquer momento”, explicou Christian Angern, co-fundador da Sympatient.

“Queríamos preencher uma lacuna em que há grande sofrimento, mas não há opções de tratamento suficientes”, disse Christian. Angern, responsável pela estratégia da Sympatient, fundou a startup junto com seu irmão Julian, que trabalhava como psicólogo em uma clínica para transtornos de ansiedade. Os irmãos desenvolveram a ideia de uma solução tecnológica que os pacientes possam usar em seus celulares de casa.

“Não acreditamos que o cuidado digital deva ser o único componente do tratamento, especialmente para doenças graves – é por isso que o uso de nossa ‘invirtoterapia’ é sempre combinado com o cuidado médico”, diz Angern.

Os custos da ‘invirtoterapia’ são cobertos pelo Techniker Krankenkasse (TK) em um contrato especial. TK vê grandes oportunidades em trabalhar com startups para preencher lacunas na área de saúde. “As startups são muito importantes no sistema de saúde alemão porque trazem uma perspectiva jovem, nova e criativa – e, acima de tudo, uma visão centrada no usuário”, disse Julia Scheumann, da gestão de cuidados da TK.

Para trabalhar com a seguradora de saúde, as startups precisam ter um certo grau de maturidade: precisam entender o mercado de seu produto ou serviço, definir com precisão sua gama de serviços, considerar as questões jurídicas, o financiamento, a infraestrutura digital e a questão da proteção de dados.

Para ajudar as startups, a TK lançou no início do ano um portal de inovação, que recentemente também está disponível em inglês: https://bit.ly/3q3Tlsv