A Siemens e o MIT Technology Review embarcaram em uma pesquisa colaborativa para explorar o desenvolvimento e as oportunidades do Metaverso Industrial em rápido desenvolvimento. O resultado dessa colaboração é um relatório abrangente sobre o potencial do “Emergent Industrial Metaverse”, que compila as descobertas mais recentes no campo e inclui entrevistas com especialistas, analistas do setor, líderes empresariais e pesquisadores.
O MIT Technology Review, juntamente com Michael Grieves, Diretor Executivo do Digital Twin Institute, e Peter Körte, Chief Technology Officer e Chief Strategy Officer da Siemens, trouxeram esses cenários para um webcast transmitido ao vivo, no final de março.
O Metaverso Industrial será um mundo digital que espelha e simula máquinas, fábricas, edifícios, cidades inteiras e sistemas de transporte — a integração perfeita dos mundos real e digital.
O relatório explora os blocos de construção do Metaverso Industrial, seus casos de uso e os efeitos que ele terá nos negócios, economias e na vida cotidiana. Além disso, aponta os desafios que os tomadores de decisão nas empresas e na sociedade enfrentam para habilitar esse mundo digital — e como eles podem aproveitar seu tremendo potencial.
“Por meio do Metaverso Industrial, as empresas podem desenvolver produtos sustentáveis de maneira mais rápida, fácil e barata. Elas podem usá-lo para tornar máquinas, fábricas, edifícios, cidades inteiras e sistemas de tráfego mais eficientes, resilientes e sustentáveis”, disse Peter Körte, Chief Technology Officer e Chief Strategy Officer da Siemens. “Esta pesquisa mostra que construir este mundo digital é alavancar e integrar tecnologias poderosas. No entanto, requer abertura, colaboração e ecossistemas fortes”.
O Metaverso Industrial resultará da evolução e convergência de tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain e Nuvem (Cloud), e Edge Computing. Um elemento fundamental do Metaverso Industrial será o Gêmeo Digital, que simula o comportamento de suas contrapartes do mundo real e já está revolucionando o desenvolvimento de produtos, gerenciamento de infraestrutura, fabricação e medidas de treinamento. Os futuros gêmeos digitais fornecerão simulações fotorrealistas do mundo real e permitirão a interação em tempo real entre pessoas e máquinas.
Estima-se que o potencial de mercado do Metaverso Industrial atinja cerca de US$ 100 bilhões em 2030, de acordo com a ABI Research, representando um aumento de dez vezes em relação a 2021.
A plataforma de negócios digitais Siemens Xcelerator desempenhará um papel crucial na alavancagem do potencial do Metaverso Industrial. “Este é o local ideal para as empresas encontrarem os blocos de construção para permitir e cultivar o Metaverso Industrial para seus propósitos”, disse Körte. “Em nenhum outro lugar você pode encontrar soluções tão abrangentes, abertas, interoperáveis, flexíveis e escaláveis de vários parceiros.”