Siemens anuncia plataforma de hospedagem de aplicativos industriais para cibersegurança

Foto: Divulgação – Siemens

A Siemens expandiu a família de produtos de dispositivos de comunicação da plataforma Ruggedcom Multi-Service, introduzindo uma nova versão mais potente do Ruggedcom APE (Application Processing Engine – Mecanismo de Processamento de Aplicativo) – uma plataforma de hospedagem de aplicativos industrial, projetada para executar aplicativos de software de terceiros em ambientes difíceis de missão crítica.

O Ruggedcom APE1808 faz parte da família de produtos Ruggedcom RX15xx de roteadores e switches de Camada 2 e Camada 3, econômicos  e eficientes. Esta plataforma modular e substituível em campo permite que os clientes selecionem entre as opções de WAN, serial e Ethernet. Ele é ideal para concessionárias de energia elétrica, sistemas ferroviários e de controle de tráfego. Aproveitando os recursos integrados de comutação e roteamento da Plataforma Ruggedcom RX1500 Multi-Service, o Ruggedcom APE1808 é um módulo que se conecta diretamente a qualquer membro dessa família. O Ruggedcom APE1808 fornece um link Gigabit Ethernet na parte frontal do RX1500 e outro link igual, mas completamente separado, ao backplane do chassi RX1500.

O Ruggedcom APE está disponível com revestimento isolante opcional e está qualificado para operar em temperaturas ambiente de -40 a +75º Celsius. Ele atende a todas as especificações elétricas da plataforma Ruggedcom RX15xx, especialmente IEC61850-3 e IEEE 1613, para operação sob algumas das condições industriais mais adversas. Baseado no Intel quad core, arquitetura x86_64 com suporte para Linux e Windows 10, o Ruggedcom APE1808 fornece uma plataforma baseada em padrões para softwares comercialmente disponíveis, permitindo parcerias com líderes do setor em detecção e prevenção de ameaças cibernéticas.

O novo Ruggedcom APE1808 se destaca em uma variedade de aplicações, como firewalls, registro de rede e processadores, e sensores de intrusão. Ele pode analisar dados na origem, sem ter as complicações da instalação de um PC industrial externo. O Ruggedcom APE1808 e as soluções de cibersegurança Ruggedcom são desenvolvidos para os setores de energia elétrica, transporte e petróleo e gás, mas também podem ser usados em qualquer ambiente industrial difícil para proteger as redes contra um número crescente de ataques cibernéticos.

O portfólio de soluções de cibersegurança Ruggedcom oferece acesso a uma variedade de aplicativos avançados de segurança cibernética desenvolvidos por líderes do setor, por meio de uma parceria recém-anunciada com empresas como Fortinet, Nozomi Networks e Secure-NOK. Os clientes da Siemens serão beneficiados pela expertise dessas empresas na proteção de redes industriais contra ameaças em constante evolução. As seguintes soluções integradas serão fornecidas na Plataforma Multi-Serviço Ruggedcom com parceiros certificados da Fortinet, Nozomi Networks e Secure-NOK: Sistema de Detecção de Intrusão (IDS – Intrusion Detection System), Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS – Intrusion Prevention System), Inspeção Profunda de Pacotes (DPI – Deep Packet Inspection), Firewall de Próxima Geração (NGFW – Next Generation Firewall).

O Ruggedcom APE1808 é o principal produto do crescente portfólio de soluções de cibersegurança Ruggedcom, que inclui serviços abrangentes de consultoria de rede, avaliações de segurança, integração, implantação, treinamento e suporte no local.