A Siemens conquistou o primeiro lugar no ranking das empresas mais sustentáveis, segundo o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, sigla em inglês). A companhia obteve o melhor desempenho entre 45 empresas avaliadas da indústria atingindo um total de 81 pontos em 100 possíveis. O levantamento considerou critérios econômicos, ecológicos e sociais.
Criado em 1999, o ranking DJSI é um dos mais importantes índices mundiais, sendo realizado anualmente pela empresa de investimentos Standard & Poor’s em nome do provedor de índices Dow Jones. A Siemens participa do levantamento desde a primeira edição.
Além de atingir a melhor performance geral entre as empresas do setor industrial, a Siemens também garantiu uma posição global de destaque nas áreas de relatórios sociais e ambientais, inovação e segurança cibernética, bem como na proteção ambiental relacionada ao produto e à indústria.
“Para nós, a sustentabilidade é um imperativo de negócios e uma parte integrante da estratégia da empresa”, disse Judith Wiese, Diretora de Pessoas e de Sustentabilidade, e membro do Conselho de Administração da Siemens AG. “Este reconhecimento, portanto, confirma que nossa estratégia está no caminho certo. Com nossa nova estrutura DEGREE, estamos dando mais um passo em frente e mais uma vez intensificamos consideravelmente nossos esforços para alcançar mais sustentabilidade”.
A empresa apresentou o DEGREE em seu Capital Market Day em junho de 2021. Esta nova estrutura estratégica é a diretriz global para todos os negócios da Siemens – com prioridades claramente definidas e ambições mensuráveis nas dimensões de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG). Cada letra no DEGREE representa uma dimensão na qual a Siemens pretende se esforçar ainda mais para impulsionar o progresso: “D” significa descarbonização, “E” significa ética, “G” significa governança, “R” significa eficiência de recursos (resource efficiency, em inglês) e o duplo “E” no final para equidade e empregabilidade das pessoas que trabalham na Siemens.
Presente no Brasil há cerca de 150 anos, a Siemens faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 170 anos. A empresa atua globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria.
Por meio da Siemens Healthineers, sua subsidiária listada na bolsa de valores, a empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem – como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética – e líder em diagnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País.
Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 13 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.