Siemens cria solução 5G privada completa para indústria

Foto: Siemens

Pela primeira vez, a Siemens lança uma infraestrutura privada desenvolvida internamente para o padrão de comunicação móvel 5G. A solução permite que empresas industriais construam suas próprias redes 5G locais, que proverão suporte ideal para aplicações de automação. “Ao construir suas próprias redes 5G, as empresas industriais estão entrando na próxima fase da produção conectada”, diz Axel Lorenz, CEO da Process Automation da Siemens. “O 5G é crucial para aplicações como robôs móveis, logística autônoma e sistemas de transporte sem motorista em fábricas. A infraestrutura 5G privada da Siemens também propicia aos usuários controle exclusivo sobre os dados em sua rede 5G em todos os momentos, e eles podem configurar a rede de forma personalizada para suas aplicações”.

Outras possibilidades para a tecnologia industrial sem fio 5G incluem o uso integrado de tablets conectados, óculos de realidade virtual e ferramentas inteligentes. Além disso, dispositivos de borda podem ser usados de forma flexível: por exemplo, em aplicações brownfield, onde é difícil instalar cabos. Ao contrário de outras tecnologias sem fio, as redes 5G privadas utilizam uma banda de frequência licenciada e podem, desta forma, operar sem interferências.

A Siemens desenvolveu sua infraestrutura 5G especificamente para as necessidades dos clientes e das aplicações industriais. Ela consiste em um núcleo (core) 5G e uma rede de acesso de rádio (RAN). A RAN inclui a unidade central (CU), a unidade distribuída (DU) e as unidades de rádio (RUs). Diversos dispositivos 5G podem se conectar à infraestrutura 5G e comunicar na rede privada. A solução 5G multifuncional também foi projetada para uso em ambientes industriais agressivos.

Um dos clientes piloto da solução 5G completa é o grupo siderúrgico alemão Salzgitter AG: “Não queremos construir uma rede 5G qualquer, queremos um 5G industrial que atenda às enormes exigências da indústria siderúrgica”, diz Gerd Baresch, Diretor de Tecnologia da Salzgitter Flachstahl GmbH. “Seja aonde for que a gente precise transmitir dados sem fio de maneira confiável e segura – desde imagens de câmeras em tempo real, até sinais de parada de emergência relevantes para a segurança em sistemas de transporte sem motorista – precisamos de tecnologia de comunicação à prova do futuro.”