Siemens e Bayerische Regiobahn produzirão o primeiro trem de hidrogênio na Baviera

Foto: Divulgação Bayesrisches Saatsministerium für Wirtschaft, Landesentwicklung und Energie

O Ministro da Economia e o Ministro dos Transportes do Estado da Baviera, Hubert Aiwanger, e Christian Bernreiter, efetuaram a compra do primeiro trem de hidrogênio do estado. Representantes da Siemens Mobility e da Bayerische Regiobahn (BRB) assinaram um contrato na presença dos dois ministros no final de março.

O trem de hidrogênio é desenvolvido com base na plataforma de trem regional Mireo Plus, da Siemens Mobility, que está disponível como trem movido a bateria, além dos acionamentos elétricos convencionais. Os principais componentes da tração a hidrogênio são células de combustível montadas no teto. O sistema é completado pela última geração de baterias de piso da empresa Saft.

“O hidrogênio verde se tornará um pilar abrangente para a proteção climática nas áreas de transporte, indústria e energia. Como Ministro da Economia e Energia, estou animado que nossa estratégia de hidrogênio da Baviera possa abordar cada vez mais questões ambientais. A aquisição deste trem é uma parte importante desta ação para uma transição no transporte com hidrogênio, razão pela qual apoiamos este projeto”, disse Aiwanger. “Estou convencido de que com acionamentos de hidrogênio verde poderemos reduzir significativamente as emissões de poluentes e contribuir para a descarbonização. A dependência unilateral do fornecimento de energia também poderá ser reduzida e distribuída em muitas regiões do mundo.” disse Aiwanger.

Para Bernreiter, esta tecnologia inovadora na Baviera poderá ser utilizada e testada em operação regular em breve. De acordo com ele, esta parceria também é importante, pois pode contribuir para um transporte ferroviário local de passageiros mais atraente e sustentável até 2040.

Segundo Albrecht Neumann, CEO Rolling Stock da Siemens Mobility, o Mireo Plus H é um trem de hidrogênio de última geração e caracteriza-se pela alta potência de acionamento, capacidade de aceleração e grande alcance. Desta forma, o tráfego operacional de trens com motores a hidrogênio será mais rápido, mais eficiente e mais sustentável.

“A Bayerische Regiobahn se considera um parceiro de mobilidade confiável para a população da Baviera. Também pensamos no futuro e, portanto, estamos felizes em ajudar a definir o caminho para a mobilidade do futuro. Apesar de todo o esforço envolvido no projeto, estamos muito ansiosos pela operação de testes em nossa rede e pelo conhecimento adquirido sobre o uso da tecnologia do hidrogênio no setor ferroviário. Juntamente com o grupo Transdev, ao qual pertencemos, e todo o nosso time local, vamos preparar tudo da melhor forma possível para permitir um bom início de testes” diz Arnulf Schuchmann, Diretor Administrativo da empresa.

A última geração de trem de hidrogênio com unidades múltiplas será apresentada ao público em meados de junho deste ano. O trem entrará em operação de testes na rede da Bayerische Regiobahn na rota Augsburg – Füssen a partir de meados de 2023. Já o serviço oficial de passageiros estão previstas para começarem em janeiro de 2024.