A Siemens busca surpreender há 175 anos, se reinventando todos os dias, trazendo inovação tecnológica à transformação digital e à sustentabilidade. No estudo Reaching New Heights in Uncertain Times (Alcançando novas alturas em tempos incertos), conduzido pela Boston Consulting Group e divulgado em maio de 2023, a companhia foi eleita a décima empresa mais inovadora do mundo, em uma lista de cinquenta.
O estudo avaliou como a liderança das empresas eleitas está sempre apresentando produtos novos, buscando mercados ainda não explorados e criando fluxos de receita – com impacto sustentável. Apesar da incerteza econômica global, a inovação é uma das principais metas corporativas em 2023, com 79% das empresas classificando-a entre seus três principais objetivos a serem conquistados. Segundo a consultoria, o custo é um fator-chave para 62% dos entrevistados e 42% espera aumentar significativamente os gastos em 2023.
“Há 175 anos, a Siemens vem trazendo inovação tecnológica e temos muito orgulho em atuar de forma pioneira, desenvolvendo produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida e beneficiam pessoas no mundo inteiro. Criamos tecnologia que transforma o dia a dia, tornando as indústrias mais ágeis e produtivas, os edifícios, as redes e as infraestruturas críticas mais inteligentes, eficientes e mais seguras”, diz José Borges Frias Junior, Head de Inovação da Siemens.
No ano fiscal de 2022, os investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento na Siemens foram de € 5,6 bilhões, um crescimento de 14%, em comparação com € 4,9 bilhões no ano fiscal de 2021. Em 30 de setembro de 2022, a Siemens detinha aproximadamente 43.600 patentes concedidas em todo o mundo e 46.900 funcionários de P&D. No Brasil, há destinação de recursos para cinco Centros de Pesquisa & Desenvolvimento: Curitiba – Centro de P&D em Sistemas de Gestão de Infraestrutura Elétrica; Belo Horizonte – Centro de P&D em Smart Metering; Jundiaí – Centro de Inovação em IoE (Internet of Energy); São Paulo – Siemens no Hub de Inovação no IPT Open Experience e também em São Paulo – Centro de Competência para a Cadeia da Proteína Animal (soluções em rastreabilidade, automação e eficiência energética).
Inovação da empresa no Brasil
O tema inovação está inserido nas quatro prioridades estratégicas da companhia: impacto no cliente, tecnologia com propósito, pessoas empoderadas e mentalidade de crescimento. No Brasil, existe uma estrutura que permeia todos os níveis da empresa. O Comitê de Inovação delibera sobre a destinação e a priorização de projetos e recursos, onde define a estratégia e cria diretrizes para viabilizar recursos. O Núcleo de Inovação habilita e fomenta essa cultura, gerindo um fundo, mapeando e incentivando o uso de fomentos. Os Champions de Inovação atendem demandas das áreas de negócios, promovem, capturam, desenvolvem ideias e as espalham. E todos apoiam essa cultura organizacional.
Entre as inovações que surgiram nos últimos tempos, o Metaverso Industrial e o Gêmeo Digital ultrarrealista puderam colocar centenas de empresas no caminho da automação industrial; a tecnologia da agricultura indoor, já disponível no Brasil, transformará o setor do agro com fazendas que utilizam 100% de energia renovável, com produção 300 vezes mais eficiente do que terras agrícolas convencionais e menos 95% de uso de água.
“Se continuarmos trilhando o caminho que nos trouxe até aqui, iremos deixar um mundo muito diferente às futuras gerações. A tecnologia é o meio para realizar mudanças de impacto. Na Siemens, o conceito de inovação é indissociável da sustentabilidade. Nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento são voltadas para criar ou adaptar soluções inovadoras e sustentáveis para os nossos clientes e para nossas próprias operações, a fim de simultaneamente fortalecer nossa competitividade. Nosso portfólio apoia a economia com soluções inovadoras e modelos de negócios já voltados para a transição rumo a um futuro neutro em carbono”, diz Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens.