Siemens e NTT DATA assinam acordo de cooperação para buscar sinergia em negócios

Foto: Divulgação Siemens

A Siemens, líder em tecnologia com propósito, e a NTT DATA, uma das maiores consultorias de tecnologia e negócios do mundo, assinaram um acordo de cooperação com o objetivo de buscar sinergia em oportunidades de negócios na indústria, infraestrutura e utilities (petróleo e gás, energia e água). As empresas, que são líderes em fornecimento de soluções e serviços para o mercado, manifestaram interesse em trabalhar em parceria para explorar suas competências complementares e colaborar em soluções de integração OT (Operational Technology) e IT (Information Technology).

O documento foi assinado no recém-inaugurado DEX (Digital Experience Center), na sede central da Siemens, em São Paulo, por Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens, e Ricardo Neves, CEO Brasil da NTT DATA. Na ocasião, as lideranças concordaram em combinar habilidades para atender clientes com projetos e soluções inovadoras baseadas em tecnologias emergentes, como inteligência artificial generativa, gêmeo digital e realidade estendida e integrada – desde a implantação até a operação.

“O nosso propósito é construirmos juntos um país mais eficiente, competitivo e gerador de valor. Na Siemens, acreditamos que no processo de transformação digital a velocidade é um fator cada vez mais crítico, e a construção de ecossistemas como esta parceria com a NTT DATA é a forma de acelerar isso”, destaca Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens.

“Trazemos para o mercado a fortaleza de duas empresas que podem realmente impactar positivamente o campo empresarial, o social e o meio ambiente. A parceria nasce com uma visão abrangente de desenvolvimento do Brasil”, afirma Ricardo Neves, CEO Brasil da NTT DATA.

A NTT DATA faz parte do ecossistema global de parceiros do Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta lançada em 2022 para acelerar a transformação digital e a criação de valor para clientes de todos os tamanhos na indústria, edifícios, redes elétricas e mobilidade.

A cooperação entre as empresas começa, entre outras iniciativas, com a integração entre o software SiGREEN, que faz gestão de emissões (pegada de carbono) de toda a cadeia envolvendo empresas e seus fornecedores (escopos 1, 2 e 3), e os dados de ferramentas de IT desenvolvidas pela NTT DATA. É interoperável e está disponível como serviço (SaaS), utilizando tecnologias Siemens e fornecendo interfaces de dados que podem ser facilmente reunidas com outras soluções para gerir de forma eficiente as emissões de CO2.