Siemens é selecionada para programa de descarbonização em cervejarias

Foto: Divulgação Siemens

A Siemens foi selecionada pela HEINEKEN, a cervejaria mais internacional do mundo, para ser sua parceira para seu roteiro global de produção Net Zero, como parte das ambições da HEINEKEN de alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2 em todos os locais de produção até 2030.

As duas companhias trabalharão juntas em um programa de descarbonização de longo prazo que fará com que a Siemens implemente soluções de seu portfólio Siemens Xcelerator, para reduzir o uso de energia em mais de 15 locais de produção de cerveja e malte da HEINEKEN, abrangendo instalações na Ásia, Américas e Europa. Locais adicionais serão incluídos em uma segunda fase.

A HEINEKEN e a Siemens colaboraram em um projeto inicial de consultoria e auditoria, usando um gêmeo digital para simular e analisar uma cervejaria da HEINEKEN no mundo virtual, identificando onde economias significativas de energia poderiam ser feitas. A simulação mostrou que aproximadamente 70% do uso de energia estava ligado ao aquecimento e resfriamento necessários para o processo de fabricação de cerveja. Ao otimizar e monitorar esses sistemas por meio de um programa de ponta a ponta, a Siemens estima economia de energia entre 15-20% e uma redução média de 50% no CO2 emitido em cada planta.

Para alcançar reduções direcionadas ao uso de energia e CO2, a Siemens implantará um programa de ponta a ponta de soluções e serviços que são escaláveis e replicáveis nas unidades de produção da HEINEKEN. Usando dados operacionais em combinação com o gêmeo digital em cada local, a Siemens projetará e implementará um sistema para eletrificar a produção de calor e resfriamento usando bombas de calor alimentadas por energia renovável, reduzindo a dependência de vapor gerado por combustíveis fósseis. O sistema será monitorado, controlado e otimizado usando algoritmos Siemens, que utiliza análises integradas para verificar dados da planta para reduzir os custos de energia e garantir a eficiência operacional.

“Estamos orgulhosos de ser um parceiro da estratégia Net Zero da HEINEKEN; uma jornada ambiciosa para alcançar a neutralização de gases de efeito estufa até 2040”, disse Matthias Rebellius, membro do Conselho Administrativo da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure.

Como parte do acordo de parceria de longo prazo, a Siemens também fornecerá um contrato de desempenho e monitoramento de cinco anos, conectando as cervejarias aos sistemas da Siemens que usam dados para monitorar remotamente os locais de produção, garantindo que as melhores decisões sejam tomadas durante a operação.