Siemens garante automação de um dos maiores e mais avançados aceleradores de partículas do mundo

Foto: Divulgação – CNPEM

A Siemens, empresa bávara focada em inovação e digitalização, é protagonista no fornecimento de tecnologia de automação para o projeto Sirius, a maior infraestrutura científica do País, construída em Campinas (SP), no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e.  A estrutura do Sirius é impressionante: seu edifício tem 68 mil metros quadrados de área construída e seu principal acelerador de elétrons tem 518 metros de circunferência, cinco vezes maior do que o antigo acelerador (UVX) e o equivalente a 21 campos de futebol.

O Sirius destaca-se por ser a única fonte de luz síncrotron na América Latina – a luz síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética que permite estudar em detalhes a constituição dos materiais, como em um super microscópio. Inaugurado em 2018, o novo acelerador de partículas, operado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), é uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron já construídas.

Voltado à comunidade acadêmica e à indústria, o Sirius contribui para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos, como o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para doenças, novas tecnologias, fontes renováveis de energia, entre muitas outras aplicações.

A Siemens garante a automação, o controle e a proteção de diversos equipamentos de alta tecnologia das estações de pesquisa do Sirius com a plataforma TIA Portal (Totally Integrated Automation). O portal atende ainda às demandas técnicas do laboratório, provendo alta eficiência e rápida resposta para um bom funcionamento do sistema de automação.

O portfólio flexível permite uma abordagem holística da solução, trazendo transparência e segurança para a operação e engenharia do sistema.

A nova versão do sistema de visualização WinCC Unified V16, em fase avançada de testes, também está entre as soluções oferecidas para gerar maior flexibilidade e escalabilidade para o sistema de supervisão e controle do Sirius.  De maneira simples e contínua, o sistema percorre as atividades que vão do controle do operador no nível de máquina à integração de sistemas de TI e de automação.

Deste modo, o desenvolvimento de projetos de uma linha de produção é facilitado, reduzindo custos e o tempo de engenharia. As inovações do WinCC Unified V17 incluem comunicação estendida, novas possibilidades de operação e monitoramento.

“É uma grande satisfação contribuir desde o início de um projeto como o Sirius, que além de ser um grande desafio em termos de física e engenharia, marca a história da ciência e tecnologia no país”, afirmou Luciana Ferreira, líder do projeto na Siemens.