Siemens inaugura primeiro Digital Experience Center na América Latina

Foto: Divulgação Siemens

O DEX (Digital Experience Center) é um catalisador de tecnologia e de inovação a serviço da sociedade, reunindo soluções em um espaço onde é possível viver uma experiência imersiva e visualizar o verdadeiro significado da tecnologia com propósito, ou seja, aquela que impacta de maneira positiva o ser humano. Combinando os mundos real e digital, o DEX traz a visão do Siemens Xcelerator, materializando soluções que aceleram a digitalização como, por exemplo, soluções de conectividade com o 5G privativo (a companhia foi a primeira a conseguir a licença), o metaverso industrial, design inteligente de produtos e processos produtivos por meio dos gêmeos digitais, IA generativa (inteligência artificial), entre outros. 

No início do percurso do DEX, o anfitrião se transforma em um gêmeo digital e apresenta para os visitantes o conceito geral de digitalização, a combinação dos mundos real e digital para indústria e infraestrutura. Mais à frente, surgem explicações sobre 5G privativo, automação de processos e uma nano fábrica de bebidas em operação real.

Situado na sede administrativa da empresa na localidade Anhanguera, em São Paulo, o DEX do Brasil foi o primeiro a ser inaugurado na América Latina e é referência em tecnologia de ponta para clientes, estudantes e interessados no tema. “O mundo está experienciando uma grande transformação e a resposta para os principais desafios do nosso tempo está na aceleração da digitalização. Dentro do DEX, é possível ter essa visão completa e customizável através de soluções Siemens e de um ecossistema de parceiros para cada segmento, seja da indústria ou da infraestrutura”, diz Rafael Alves, Responsável pela área de Digitalização da Siemens.