Siemens inicia nova edição de curso profissionalizante para mulheres

Foto: Divulgação Siemens

Em busca de aumentar a representação de mulheres no universo tecnológico em que atua, a Siemens receberá 12 alunas entre 15 e 17 anos para participarem da quarta edição do TechDelas – Mulheres na Automação, em sua sede de São Paulo, de 15 a 19 de janeiro. O curso é gratuito e o gênero feminino está presente em tudo: das professoras às estudantes.

O curso tem o objetivo de fornecer a base de Programação do CLP S7-1500 com o uso da ferramenta de programação SIMATIC TIA PORTAL. Em todos os tópicos abordados são realizados exercícios práticos com um kit didático, que simula uma esteira em um processo industrial, automatizado por um CLP (controlador lógico programável) da linha S7-1500 e administrado através de uma IHM (Interface Homem Máquina) da linha SIMATIC Panel. A aluna estará apta a desenvolver projetos de uma maneira rápida e efetiva, diminuindo o tempo de engenharia e comissionamento, além de uma otimização no processo de manutenção.

As meninas foram selecionadas pela coordenação do SENAI Unidade Jundiaí e Escola Senai Conde Alexandre Siciliano, por apresentarem excelente desempenho escolar e adequação aos conteúdos durante a semana de atividades. As aulas serão ministradas no SITRAIN Brasil, centro de excelência voltado para o conhecimento dos produtos do portfólio da Siemens. Também está prevista uma visita guiada ao DEX (Digital Experience Center), espaço recentemente remodelado que traz as soluções e produtos da companhia em um ambiente imersivo e moderno, para que as participantes conheçam a aplicabilidade de tecnologias como gêmeos digitais em ambientes fabris.

“Após a conclusão do treinamento, será realizado um trabalho de mentoria de três meses com as alunas, para contribuir com o desenvolvimento de suas carreiras e aconselhamento na fase de ingresso no mercado de trabalho”, explica Adriana Lima, Head de Recrutamento e Seleção na Siemens. Os currículos das participantes também serão avaliados pelo time de Pessoas & Organização da Siemens para participação em processos seletivos de vagas disponíveis.

O TechDelas – Mulheres na Automação é uma iniciativa que se insere dentro do DiverSifica, programa de diversidade e inclusão da companhia com os Pilares Gênero, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+ e Geracional. O DiverSifica foi criado em 2018 por iniciativa da alta gestão e já foi reconhecido com o Selo Paulista da Diversidade, concedido pelo Governo do Estado em 2022.

“Investir na base, qualificar e empoderar meninas é construir um futuro com equidade de gênero, com mulheres preparadas para assumir posições de destaque em profissões historicamente dominadas por homens”, diz Bianca Cerveira, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias da Siemens.