Siemens lança dois novos modelos de carregadores de veículos elétricos no Brasil

Foto: Divulgação Siemens

A Siemens, líder em tecnologia com propósito, ampliou sua oferta de carregadores elétricos no Brasil e anuncia a chegada de dois novos lançamentos para o mercado nacional, o Sicharge-D e o VersiCharge. Tratam-se de soluções confiáveis, seguras, com facilidade de uso, eficiência e custo-benefício a longo prazo, pois o carregamento elétrico é mais barato do que com combustíveis fósseis e se insere dentro das ações de descarbonização do planeta.

O primeiro é o carregador ultrarrápido para espaços públicos (como rodovias), o Sicharge-D, com potências entre 160kW e 300kW. O diferencial é o cabo de carregamento, que suporta 400 amperes de pico. Isso significa um carregamento real em 150kW para diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no Brasil. O principal benefício é a possibilidade de realizar a recarga de 20% a 80% da bateria em cerca de 20 minutos, tornando a conveniência de uso muito próxima a de um veículo a combustão, que faz o abastecimento em poucos minutos.

Os carregadores Sicharge-D têm uma alocação dinâmica de potência que considera a capacidade dos veículos elétricos e assegura um tempo de carga otimizado, atendendo à demanda das pessoas por agilidade. A solução também pode ser expandida com mais dois pontos de carregamento rápidos (DC) para carregar até cinco carros simultaneamente. Por fim, a tela sensível ao toque de 24” permite uma fácil integração de conteúdos de marketing personalizados.

O segundo lançamento da Siemens é o carregador VersiCharge de 7kW e 22kW. Esse modelo já está em operação desde 2022 nas unidades da Siemens em São Paulo e Jundiaí para carregamento de veículos elétricos da frota da companhia e agora chega ao mercado de residências, empresas e estacionamentos.

A instalação do VersiCharge, com design elegante, é simples. O usuário também irá dispor de controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. Além disso, a solução pode ser instalada em colunas ou na parede e a potência pode ser ajustada de acordo com necessidades regionais. Os usuários do produto poderão realizar o download do aplicativo móvel Sifinity Go, disponível para plataformas Android e iOS. Com esse software, é possível monitorar completamente até 10 carregadores.

Atualmente, a Siemens tem trabalhado em projetos para desenvolvimento do conceito de Megacharge, carregamento em até 3.2MW de potência para veículos pesados. Uma tecnologia inovadora que irá habilitar o uso em aplicações de longa distância. A companhia também está desenvolvendo, em conjunto com a Witricity, soluções de carregamento sem fio, de maneira a aumentar consideravelmente a conveniência do processo de carregamento para o usuário final.

Novo modelo de negócio

Ainda falando de possibilidades de carregamento, um novo modelo de negócio une a Siemens e a Brasol, empresa com capital Siemens. Trata-se de um serviço customizado de carregamento para veículos elétricos e geração de energia solar limpa na modalidade “Charging as a Service” (CaaS). Com ele, o cliente do setor industrial ou comercial é isento da compra e do gerenciamento dos equipamentos da Siemens, que ficam sob a responsabilidade da Brasol durante o período de contratação.

Para 2030, pesquisas indicam que a frota de veículos PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle, veículo elétrico plugável) e BEV (Battery Electric Vehicle, veículo elétrico a bateria) vai aumentar 160 vezes. Segundo estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria global, saltaremos de atuais 31.064 unidades para 507.000. Além disso, a pesquisa prevê a necessidade de investimentos de R$ 14 bilhões no mercado de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos até 2035.