Siemens lança novo selo de sustentabilidade para a cadeia de valor

Foto: Divulgação Siemens

A Siemens anuncia o lançamento de seu novo selo de sustentabilidade para produtos – o Siemens EcoTech – estabelecendo um novo padrão de transparência no setor. Ele oferece aos clientes uma visão abrangente do desempenho do produto em critérios ambientais selecionados. No lançamento, o selo Siemens EcoTech abrange uma gama de produtos de todo o portfólio da companhia para aplicações industriais e de infraestrutura. O selo será gradualmente estendido para abranger famílias de produtos Siemens adicionais, que atendam a critérios rigorosos.

“Com o Siemens EcoTech, estamos abrindo caminho para uma nova era de transparência”, disse Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e Membro do Board da Siemens AG, responsável pelo Brasil. “O selo Siemens EcoTech representa nosso compromisso de capacitar nossos clientes com o conhecimento de que precisam para fazer escolhas informadas que apoiem suas metas de sustentabilidade. Queremos que a sustentabilidade esteja no centro de todos os produtos que oferecemos.”

A Siemens usa dados fornecidos na Declaração Ambiental do Produto (Environmental Product Declaration – EPD) para avaliar o desempenho do ciclo de vida de um produto em relação a um conjunto de critérios robustos de design ecológico em três dimensões: materiais sustentáveis, uso ideal e recuperação de valor e circularidade. Os critérios de design ecológico incluem diversos aspectos, como uso de materiais de baixo carbono, embalagens sustentáveis, eficiência energética, longevidade, instruções de circularidade e reciclabilidade. Essa visão detalhada forma a base do Siemens EcoTech Profile (SEP), uma ficha sobre o desempenho comparável do produto em áreas como materiais, design, fase de uso e fim do ciclo de vida, fornecendo mais transparência de dados do que qualquer outra empresa do setor.

Além disso, hoje todos os produtos Siemens EcoTech são fabricados usando 100% de eletricidade renovável, contribuindo para a ambição geral da empresa de alcançar uma pegada de carbono zero de suas instalações produtivas e edifícios em todo o mundo até 2030. 

No lançamento, entre os produtos cobertos pelo selo Siemens EcoTech está o recém-anunciado SENTRON ECPD (Electronic Circuit Protection Device, em português Dispositivo Eletrônico de Proteção de Circuito). Multifuncional, versátil e compacto, o SENTRON ECPD pode substituir até dez produtos convencionais por um dispositivo. Isso reduz os materiais de fabricação em 1,53kg (até 80% em eletrônicos, 90% em metais e 90% em plásticos, dependendo da aplicação) e as emissões de carbono associadas em 50% em comparação com as soluções convencionais. Outro exemplo abordado pelo Siemens EcoTech na primeira fase do lançamento é o PC industrial Simatic IPC BX-39, que é cerca de 30% mais eficiente em termos energéticos do que seu produto antecessor.

O Siemens EcoTech representa o próximo marco no compromisso de longa data da empresa de minimizar a pegada ambiental de suas próprias operações e produtos, e apoia ainda mais a transformação digital e de sustentabilidade de seus clientes. Com base no Portfólio Ambiental lançado em 2008, a integração sistemática dos princípios de design ecológico com o Siemens Robust Eco Design de 2020 e a estrutura DEGREE introduzida em 2021 – que fornece uma abordagem de 360 graus aos principais valores de sustentabilidade com metas claras em seis campos, incluindo descarbonização, ética, governança, eficiência de recursos, equidade e empregabilidade – a Siemens continua a liderar o caminho da sustentabilidade.