Siemens lança Programa Parentalidade para acolher mães e pais em momento importante da vida

Foto: Pixabay

A Siemens lança o Programa Parentalidade, uma iniciativa que acolhe mães e pais para tornar este período mais tranquilo, tanto para quem está dando luz a uma nova vida, quanto para as pessoas que se tornarão parte de uma família que está nascendo, o que também inclui gestações solidárias e adoções.

O projeto nasceu para estar próximo do público-alvo, centralizando todas as informações necessárias nesse período que não se restringe a apenas nove meses de gestação. As áreas de P&O (Pessoas e Organização) e EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) lideram a iniciativa dentro da companhia – essa transversalidade reforça o comprometimento da Siemens com diversidade, saúde e a criação de ambiente organizacional cada vez mais inclusivo.

Para conhecê-las, o departamento de Pessoas e Organização da Siemens enviou formulários para as pessoas funcionárias se inscreverem e esse ponto de partida levou a um mapeamento que torna as relações muito mais próximas. “Independentemente do gênero, quando nos tornamos pais e mães é natural que tenhamos que nos adaptar a uma nova rotina e realidade. Nós procuramos criar um ambiente favorável, de forma que o funcionário se sinta confortável”, diz Frank Lombardi, Head Jurídico Trabalhista da Siemens e Diretor interino de Pessoas.

Na intranet da Siemens foi criado um portal específico com todas as orientações a respeito dos benefícios relacionados à parentalidade, pontos de contato para solução de dúvidas e orientações sobre a isenção de coparticipação para a realização de consultas e exames de saúde para o pré-natal. Além disso, a companhia em parceria com a Grão de Gente disponibiliza cursos da plataforma online Beabá Grão de Gente com conteúdos sobre amamentação, nutrição, parto e pós-parto (150 vídeos).

Dentro das localidades da Siemens na Anhanguera e Jundiaí, há uma equipe médica (ginecologista, nutricionista, psicóloga, enfermeira e fonoaudióloga) à disposição para acompanhamento das pessoas gestantes, inclusive se for necessário realizar um parto no local. No retorno ao trabalho, assistentes sociais e psicólogas acompanham mães e pais na adequação à rotina. A companhia também oferece 20% de desconto para uma consultoria em amamentação, rodas de conversas e parcerias com empresas que promovem grupos de gestantes e puérperas gratuitamente. Além disso, há um acompanhamento mensal do Vida 360º.

Pouco antes do bebê nascer, o/a funcionário(a), pai ou mãe recebe em casa um Kit Bebê com mochila maternidade, nécessaire, toalha de banho, paninhos de boca, body personalizado e produtos de higiene.

Na Siemens, o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é uma das prioridades globais da empresa. As políticas de licença parental, maternidade e paternidade foram desenvolvidas para garantir que os novos pais e mães não precisem deixar suas carreiras e possam continuar desempenhando suas funções na companhia.

Além da licença parental, a Siemens oferece o programa Part Time, que possibilita a redução de jornada para pais e mães logo após o retorno da licença, podendo ser aproveitado por até 12 meses. Esse benefício é estendido a todas as pessoas, independentemente de gênero.