Siemens Mobility Brasil e Madem criam sistema de reciclagem sem fins lucrativos

Foto: Divulgação Siemens

A Siemens Mobility Brasil e a MADEM S/A Indústria e Comércio de Madeiras e Embalagens assinaram um acordo para estabelecer um sistema de reciclagem sem fins lucrativos destinado a bobinas de madeira para cabos usadas em obras de infraestrutura ferroviária. Esse projeto tem como objetivo fortalecer os processos de economia circular das empresas e minimizar o impacto ambiental dos resíduos, sem qualquer ambição comercial ou financeira.

Atualmente, a maioria dos cabos usados no setor ferroviário (por exemplo, em sistemas de sinalização ou eletrificação) é fornecida nas obras de construção enrolada em grandes bobinas de madeira para cabos. Depois que os cabos são desenrolados e usados, as bobinas são descartadas como lixo, já que não têm mais nenhuma função ou uso.

A iniciativa coletará, reformará e fornecerá essas bobinas novamente para armazenar os cabos. Ela segue a ideia de “Logística Reversa”, um conceito pelo qual os fabricantes podem se tornar mais eficientes do ponto de vista ambiental por meio da reciclagem, da reutilização e da redução da quantidade de materiais usados. Antes de elaborar esse acordo pioneiro para o Brasil, um estudo de viabilidade foi elaborado pela Siemens Mobility em conjunto com a Prysmian, líder mundial na fabricação de cabos.

“Com essa iniciativa, a Siemens Mobility fez uma contribuição adicional para a expansão sustentável da rede ferroviária no Brasil. A madeira, como matéria-prima valiosa, ganha ainda mais importância à medida que priorizamos os esforços de descarbonização em nossa cadeia de suprimentos, com a economia circular desempenhando um papel fundamental”, diz Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility Brasil e América Latina.

As bobinas para cabos serão coletadas e reformadas pela Madem S.A., uma fabricante local de bobinas para cabos, com mais de 70 anos de história. A Madem está entre os quinze maiores grupos florestais do Brasil, é certificada pelas normas ISO 9001 e ISO14001 e é uma das principais fornecedoras de bobinas de madeira para indústrias de cabos elétricos.

“A Madem, líder mundial na fabricação de carreteis de madeira sempre andou junto com a preservação do meio ambiente, atuando neste projeto da Logística Reversa de carreteis de madeira com parceria da Siemens Mobility e da Prysmian”, acrescenta Moacir Romagna, Gerente Geral executivo da Madem.