Siemens Mobility e ViaMobilidade lançam projeto para modernização do transporte urbano em São Paulo

Foto: Divulgação – Siemens Mobility

A empresa bávara Siemens Mobility firmou parceria com a concessionária ViaMobilidade para aprimorar e modernizar as linhas de trem 8 – Diamante e 9 – Esmeralda na metrópole de São Paulo. Por meio da cooperação serão instalados novos sistemas de eletrificação e de potência de tração em ambas de linhas, além do provimento de um sistema de sinalização automatizado para a Linha 8 – Diamante.

A modernização melhorará a disponibilidade e as operações dos trens, bem como a sustentabilidade do transporte e o conforto dos passageiros. Os dois projetos se baseiam em uma cooperação de longa data entre a Siemens Mobility, a concessionária e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM).

Francisco Pierrini, CEO das Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda da ViaMobilidade, se mostrou animado com o projeto. “Nossos investimentos nos trens servirão de modelo para toda a rede ferroviária do Estado de São Paulo”, afirmou.

Já o CEO da Siemens Mobility na América Latina, Andreas Facco Bonetti, explicou que a atualização dos sistemas de sinalização e eletrificação permitirá que as linhas recebam tecnologia de última geração, proporcionando maior confiabilidade. “A modernização das duas linhas estabelece uma base sólida para futuras melhorias na sinalização e operações que expandirão ainda mais a automação, capacidade e eficiência energética dos trens”, disse.

Para a Linha 8 – Diamante, a Siemens Mobility desenvolverá um sistema de sinalização automatizado que inclui uma ferramenta de intertravamento eletrônico (Westrace MKII) na área das estações Osasco, Presidente Altino e Imperatriz Leopoldina. Para a estação Barra Funda, também estão planejadas melhorias nos trilhos e a realocação da ferramenta de recrutamento e seleção (Application Tracking System – ATS). Adicionalmente, a Siemens Mobility fará uma série de aprimoramentos nas duas linhas, como a implementação de um sistema totalmente elétrico que permitirá o funcionamento suave das linhas.

A Linha 8 conta com 41 km de comprimento e compreende 22 estações, atravessando seis municípios da região metropolitana de São Paulo a partir de uma frota de 36 trens. É utilizada por cerca de 500.000 passageiros diariamente. Já a Linha 9, com 31,8 quilômetros de comprimento, inclui 18 estações, tem 36 trens e transporta 600.000 passageiros por dia.

A ViaMobilidade é parte da empresa brasileira de infraestrutura CCR Mobilidade e é responsável por projetos de mobilidade urbana do Grupo CCR no Brasil. A Siemens Mobility tem sido um fornecedor de tecnologia para a CCR Mobilidade por muitos anos. A relação comercial inclui projetos de sinalização para a linha 4 do metrô em São Paulo (UTO, GoA4) e para dois linhas (GoA2) em Salvador da Bahia, bem como o fornecimento do sistema de linhas aéreas de 3 kV.