Siemens realiza Semana de Prevenção em formato gamificado para debater segurança, saúde e meio ambiente

Foto: Divulgação Siemens

Uma semana dedicada ao envolvimento dos colaboradores Siemens em conceitos de segurança, saúde e meio ambiente de maneira extremamente contemporânea. Durante a SIPATMAS 2023 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde), um evento tradicional entre as empresas que prezam pela integridade de seus funcionários e suas dependências, a companhia inovou ao apresentar conteúdos gamificados e em formatos híbrido e presencial, tanto em suas duas localidades em São Paulo: Anhanguera (escritório administrativo) e Jundiaí (Jundtech, localidade das plantas), quanto atingindo colaboradores em homeoffice, projetos, regionais e times de campo.

A agência Quintal 22, hub de inteligência estratégica em comunicação empresarial, trouxe a ideia de inserir a SIPATMAS 2023 dentro do universo dos videogames retrôs, onde a preservação da vida é sempre o objetivo principal. Em meio a cenários pixelados, os personagens (heróis) enfrentaram desafios e derrotaram inimigos até chegarem no vilão – o “chefão da fase”, na linguagem gamer – quando precisam vencê-lo para passar à próxima fase. “Ao levar para dentro da empresa o universo de jogos, a Siemens conquistou o engajamento dos colaboradores por meio de uma campanha integrada usando os canais de comunicação interna da empresa, além de vídeos, ativações com máquinas de jogos eletrônicos, intervenção teatral diferenciada, entre outras ativações que geraram resultados surpreendentes”, comenta Letícia Tavares, uma das Sócias e Diretora do Núcleo de Planejamento e Campanha da agência Quintal 22.

O esforço da Siemens foi levar ao participante a oportunidade de vivenciar o que chamam internamente de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança). “Fazer escolhas conscientes tendo em mente a economia circular, os impactos que a nossa operação tem, entender as ferramentas que podemos usar e tornar a rotina de todos mais segura é o nosso objetivo. Uma operação saudável é muito mais eficiente”, diz Welton Deboni de Souza, Head de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança).

Cada um dos cinco dias trouxe uma temática diferente: dia 1, Elementos Essenciais de EHS; 2, Saúde Mental (com foco no combate à depressão); 3, Economia Circular; 4, Quase Acidente; e 5, Percepção de Risco. Para isso, foram criadas trilhas de conhecimento, com jogos interativos onde ocorreram mais de 4 mil interações, com 48% de participação completa em atividades e 22% de acessos à plataforma Weex (para o formato online). 45 vencedores ganharam prêmios – vouchers de compras online.

A preocupação com o meio ambiente, um dos pilares da jornada da SIPTMAS 2023, reforçou o comprometimento da companhia na prática da economia circular, conscientizando a população interna sobre modelos de negócio circulares. Esse movimento está alinhado com as diretrizes globais da Siemens, que dispõe Sustentabilidade e Pessoas como uma combinação poderosa para acelerar em um mundo em transição.

No tema Segurança, os participantes entenderam a importância de monitorar atividades, processos e os potenciais riscos durante o trabalho em condições perigosas. Em Saúde, ouviram um conjunto de recomendações para promover e manter a saúde e a empregabilidade. E para Meio Ambiente, foram trazidas orientações para promover comportamentos ambientalmente responsáveis no trabalho.

“A SIPATMAS 2023 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) é um evento regulatório e já tradicional na nossa empresa, mas percebemos que a comunicação dos conceitos transcende os limites da fábrica e do edifício corporativo. Situações de risco e a preocupação com o mundo em que vivemos impactam vidas e é necessário criar uma consciência coletiva”, diz Cynthia Koch, Líder da SIPATMAS 2023.