Siemens traz automação para nova linha de encaixotadoras da Indumak em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação Siemens

A Siemens está levando automação e criando operações cada vez mais intuitivas para a nova linha de encaixotadoras automáticas da Indumak, empresa brasileira fabricante de equipamentos, que fornece solução completa para o setor de acondicionamento de produtos, seja dosagem, enfardamento, ensacamento ou paletização de insumos. Baseada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e celebrando 60 anos em 2023, lidera o mercado de equipamentos para empacotamento vertical e recentemente adotou os painéis SIMATIC IHM com software WinCC Unified para facilitar a integração entre homens e máquinas.

“Buscamos recursos similares a um tablet ou celular e interação amigável entre operadores e máquina, para que a automação da nossa nova linha de encaixotadoras automáticas esteja dentro das expectativas de nossos clientes. A Siemens nos fornece a tecnologia que precisamos neste momento, sendo excelente o suporte que recebemos de maneira constante”, diz Luciano Bellarmino, Analista de Automação da Indumak.

Os painéis Siemens SIMATIC IHM são utilizados para monitorar e controlar os processos de produção em sistemas industriais. O equipamento apresenta um painel (touch) com processador incorporado, memória e diversas portas de comunicação e traduz os dados da máquina para fornecer ao usuário as informações necessárias. Além disso, a IHM emite avisos e alarmes. O software utilizado é o WinCC Unified, que inclui todos os benefícios do TIA Portal, proporcionando produtividade, eficiência e usabilidade.

A visualização no nível da máquina vai além da oferta de hardware de painel com diferentes tamanhos e elementos operacionais. A automação totalmente integrada e a ideia de digitalização completa de toda a empresa são demonstradas na interface homem e máquina ou operador e processo.

A plataforma de engenharia TIA Portal (Totally Integrated Automation Portal) possibilita acesso aos serviços de digitalização e a integração dos dispositivos de automação que compõem a planta industrial. A fim de encurtar o tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto (time-to-market) e permanecerem competitivas, as indústrias precisam de uma engenharia de automação eficiente que possa ser rapidamente modificada para atender a novos requisitos.

“Trazer inovação para a Indumak neste momento importante da história da empresa que celebra seis décadas de atividades nos faz imensamente gratos. Fazemos parte de um ecossistema que promove parcerias para que nossos clientes sejam mais tecnológicos, avançados, trazendo inovação no chão de fábrica, com operações cada vez mais intuitivas”, diz Luciano da Silva, Vendedor Técnico da Siemens.