Sistema Bosch unifica comunicação na Raízen

Foto: Divulgação Bosch

Uma empresa que precisa conectar quem está no campo, na estrada e no escritório, mas nem sempre todos estão em locais com sinal de celular ou internet para que possam fazer essa interação e otimizar o negócio. Como resolver? Esse era o problema da Raízen, uma das maiores empresas de energia do Brasil e a solução veio da Bosch Building Technologies, divisão de negócios do Grupo Bosch.

A Raízen buscava a centralização da sua operação agrícola, que possui 35 unidades produtoras, pois a falta de sinergia entre as unidades interferia diretamente no processo produtivo e na tomada de decisões, na alocação de máquinas e recursos no campo. A centralização da comunicação, em conjunto com outros sistemas, permitiria o aproveitamento e realocação de recursos entre as unidades, contribuindo para a integração das operações.

A solução apresentada pela Bosch foi aproveitar a infraestrutura já existente de sistemas de rádios comunicadores, telefonia VoIP, redes e links de dados, integrando a comunicação por meio do sistema TELEX de despacho de rádio. Ele captura e transforma os sinais de rádios analógicos e digitais em pacotes IP e vice-versa, permitindo a integração da comunicação independente do padrão, fabricante ou frequência do sistema de rádio utilizado.

“Começamos um projeto piloto entre duas unidades produtoras e após a realização de extensos testes de campo, o sistema foi expandido em módulos para todas as unidades do grupo no Brasil, mantendo o gerenciamento da operação de campo centralizado em Piracicaba (SP)”, conta Robson Marzochi, Gerente de Produto da Divisão Building Technologies da Bosch Brasil.

E o desafio era grande, já que precisava colocar em sinergia uma equipe que trabalha em um modelo único de atuação, dentro de um ecossistema que abrange a produção, venda e distribuição de combustíveis, lojas de conveniência, postos de serviços Shell, energia renovável e açúcar a partir da cana-de-açúcar.

E a entrega foi concluída. Além disso, complementando o projeto de centralização e integração de comunicação, foram incluídos ao sistema anúncios de voz (IP) em pátios de caminhões, utilizando-se sistemas de anúncio de voz Bosch integrado diretamente à plataforma SAP num sistema totalmente automatizado. A combinação das soluções resultou na unificação dos processos, com tempo de resposta reduzido e a comunicação direta entre técnicos, engenheiros, motoristas, operadores de máquinas agrícolas, fiscais de armazém e analistas de faturamento de todas as unidades, atingindo o objetivo do cliente.

A solução, além de possuir alta cobertura e escalabilidade, ainda conta com manutenção e suporte técnico local no Brasil, realizado pela Malborg Tecnologia e forte presença e apoio da Bosch, proprietária da marca TELEX.