A condução automatizada de carros de passeio continua a ser um avanço importante na busca por acidentes zero. A ZF está concentrada nos sistemas semiautomatizados de nível 2+, que oferecem funções avançadas de segurança e conveniência e, juntamente com seus parceiros, desenvolveu o sistema de nível2+, o mais acessível do setor. O coASSIST da ZF é o primeiro passo para formar o conjunto modular de hardware e software nível2+ e destaca a ZF como fornecedor do sistema completo. A partir de 2020, a ZF equipará os veículos de produção com este novo sistema para um grande fabricante asiático.
A ZF vê os chamados sistemas de direção semiautomatizados de nível 2+ como uma abordagem pragmática e viável para ajudar a aumentar a segurança e o conforto dos carros de passeio. Ao combinar um conjunto avançado de sensores, incluindo câmeras e radares com uma unidade eletrônica de controle central, são ativadas funções como controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência na mudança de faixa e suporte a engarrafamento.
O sistema coASSIST da ZF oferece aos motoristas benefícios significativos de conforto e segurança a um preço bem abaixo de mil dólares, enquanto atende aos protocolos de teste projetados do Euro NCAP 2024 e fornece funções populares de nível2+. O componente estará em produção para atender um grande fabricante asiático até o final de 2020, utilizando o sistema ZF completo, incluindo o Mobileye’s EyeQ™. Após o início da produção, o sistema também apresentará o primeiro lançamento da ZF do radar Gen21 de médio alcance.
“Na ZF, acreditamos que os sistemas nível 2+ que atendam a protocolos avançados de teste de segurança e ajudem a aliviar o estresse na tarefa de dirigir serão o principal condutor de carros de passeio em um futuro próximo e fornecerão uma plataforma para ajudar a identificar e, em seguida, testar e validar cenários globais incomuns de estradas ”, disse Christophe Marnat, vice-presidente executivo da Divisão de Eletrônicos e ADAS da ZF.
Tornar esses sistemas acessíveis também é importante, pois permite maior inserção no mercado e traz as vantagens do sistema para os consumidores mais rapidamente. Isso também os ajudará a se adaptar a funções semiautomatizadas.
A ZF é o integrador de sistemas e oferece uma gama completa de sistemas nível 2, incluindo:
- ZF coASSIST – a solução econômica Nível 2+ que ajuda a atender aos requisitos de desempenho do Euro NCAP, ao mesmo tempo em que fornece as funções ADAS nível 2+ mais populares utilizando a Mobileye, uma empresa Intel, tecnologia EyeQ ™
- ZF coDRIVE – amplia a funcionalidade do suporte a engarrafamentos e condução nas estradas. A percepção da câmera surround de 360 ° e a capacidade de processamento da tecnologia EyeQ da Mobileye permitem alterações de faixa automatizadas e ultrapassagens automáticas.
- O ZF coPILOT – foi desenvolvido para um poder avançado de computação e escalabilidade de processamento do nível 2+ ao nível 4, desenvolvido em conjunto com a NVIDIA. Oferece funções como operação sem o uso das mãos e pés, troca e ultrapassagem de faixa de forma automatizada, estacionamento automatizado na garagem, aprendizado de rotas e utiliza o supercomputador ZF ProAI da ZF.
“Esse conjunto completo de ofertas é o mais abrangente do setor e permite que os clientes escolham o nível certo de funcionalidade para ajudar em cenários de condução, como dirigir em rodovias, engarrafamentos em situações urbanas ou em rodovias, trocas automáticas de faixa e assistência de estacionamento automatizado. Após o lançamento do coASSIST neste ano, a gama completa de sistemas nível2+ da ZF estará disponível entre um e três anos”, disse Marnat.