Sistema de eletrificação é destacado na expansão ferroviária da Baviera

Foto: Freepik

Assim como no Brasil, o setor ferroviário é de extrema importância na Baviera, isso porque esse modal é especialmente eficiente para o transporte de grandes volumes de cargas e de pessoas. Particularmente importante é a possibilidade de locomoção com gastos significativamente menores em comparação com alternativas como o transporte rodoviário e aéreo.

Para garantir a infraestrutura necessária para a produção, distribuição e difusão de energia elétrica, é essencial investir na eletrificação. Por ser essencial em vários tipos de projetos e possibilitar diversos ganhos de escala, a Baviera busca assegurar seu fornecimento de energia elétrica. Além disso, a eletrificação da infraestrutura ferroviária facilitaria a integração entre as regiões bávaras ao ampliar a conectividade entre o Nordeste da Baviera e o restante do estado livre.

Nesse sentido, no Plano Federal de Infraestrutura de Transporte de 2030, a Baviera planejou a expansão de várias rotas na região nordeste do estado. Mais ainda, a adesão do novo plano de eletrificação nos meios de transporte da Baviera pode ser uma porta de entrada para o fortalecimento ainda maior da implementação da transição energética em regiões que possuem ferrovias abandonadas, por meio de melhoramentos que possibilitem que trens antigos movidos a diesel possam ser eletrificados e reinseridos na malha ferroviária.

Dessa forma, a Baviera se torna um dos estados pioneiros no quesito renovação de veículos multifuncionais, iniciativa de suma importância para os setores de mobilidade e de sustentabilidade.