Para oficinas mecânicas, a crescente presença de veículos híbridos e elétricos nas estradas traz novos desafios. A manutenção e reparo desses automóveis exigem conhecimentos especializados e os técnicos devem passar por treinamentos específicos para lidar com os sistemas de alta tensão presentes nos veículos elétricos. Para auxiliar as oficinas que trabalham com esses sistemas de transmissão alternativos, a Bosch desenvolveu o software de diagnóstico online ESI[tronic] 2.0, que abrange uma ampla lista de mais de 200 modelos de veículos elétricos e híbridos. Como esses veículos agora estão incluídos no pacote de software de diagnóstico padrão da Bosch, a oficina não precisa adquirir uma licença separada para acessar os dados.
Desconectar com segurança o sistema de alta tensão
Para diversos trabalhos em veículos elétricos e híbridos, a principal preocupação é isolar o sistema de alta tensão, garantindo a segurança dos técnicos das oficinas contra o risco de eletrocussão. Isso requer a desconexão do sistema de alta tensão do veículo e a descarga de qualquer corrente residual. Após a desconexão, os técnicos devem sempre assegurar que o veículo não possa ser ligado novamente, além de verificar e registrar a ausência de qualquer tensão. Após a conclusão dessas etapas, é seguro trabalhar próximo aos componentes de alta tensão. Entretanto, dependendo do fabricante e modelo do veículo, o procedimento de desconexão e as instruções correspondentes podem variar. Para garantir a segurança dos técnicos da oficina, é essencial seguir as especificações do fabricante e isolar adequadamente a bateria. O ESI[tronic] 2.0 Online disponibiliza instruções detalhadas para o processo de isolamento específico de cada veículo, baseadas nas definições e dados dos fabricantes.
Ler e documentar o estado da bateria de alta tensão
Com o passar do tempo, a bateria de alta tensão de um veículo elétrico ou híbrido perde sua capacidade de armazenamento. Por essa razão, alguns fabricantes de veículos disponibilizam dados de diagnóstico sobre o estado da bateria de alta tensão, conhecido como “Estado de Saúde” (SOH). Com a atualização de software 2023/3, uma nova guia denominada “HV battery (SOH)” está acessível na barra de navegação do software de diagnóstico ESI[tronic]. Caso o fabricante do veículo forneça os dados correspondentes no sistema de gerenciamento da bateria HV, o usuário do ESI[tronic] terá acesso a uma função especial para ler e imprimir as informações. O estado de saúde da bateria de alta tensão é exibido como uma porcentagem, comparando-o com uma bateria nova. Ao imprimir o relatório SOH gerado pelo ESI[tronic], a oficina pode disponibilizar aos proprietários dos veículos os valores específicos da bateria instalada.
Capacitação em veículos elétricos e híbridos com expertise Bosch
As avançadas tecnologias automotivas e equipamentos de última geração exigem formação especializada e profissionais habilitados para melhor assertividade no dia a dia das oficinas. Neste sentido, o Centro de Treinamento Automotivo (CTA), localizado na Bosch em Campinas, conta com uma ampla programação de capacitações sobre diversas temáticas. No portfólio do Centro de Treinamento Automotivo, há o curso Veículos Elétricos e Híbridos – Fase II, para proporcionar conhecimento e preparar os profissionais para realizar intervenções e análises nos sistemas híbrido e de eletrificação. Com conteúdo teórico e prático, este treinamento abrange a performance dos componentes elétricos de alta tensão, permitindo que os participantes possam realizar diagnósticos no sistema, de acordo com os procedimentos de segurança, normas e requisitos qualificáveis.