Soluções AIoT da Bosch aumentam qualidade de vida e eficácia no diagnóstico

Foto: Divulgação Bosch

O desenvolvimento de novas tecnologias veio com o propósito principal de melhorar a qualidade de vida, tornando o dia a dia das pessoas mais confortável, seguro e eficiente. Quando se trata da área da saúde, tecnologias inteligentes chegam para otimizar o tempo dos profissionais. Por isso, soluções com AIoT – que nada mais é do que a junção da Inteligência Artificial (IA) com a Internet das Coisas (IoT) – aplicada à saúde se mostram mais do que importantes, uma vez que são capazes de simular a capacidade humana de pensar, entender o ambiente e tomar decisões.

Atenta às necessidades da sociedade e usando sua ampla expertise em sensores, software e serviços, a Bosch desenvolveu soluções que revolucionaram o setor e trouxeram mais eficácia no diagnóstico. O dispositivo Vivalytic, por exemplo, foi uma ferramenta importante no combate a pandemia da Covid-19 por oferecer resultados rápidos e eficazes da presença do vírus no paciente.

Para isso, a Bosch desenvolveu um software novo e específico para detecção do vírus – ao aplicar estratégias de avaliação otimizadas, o dispositivo de análise pode detectar uma amostra positiva mediante elevada carga viral em menos de 30 minutos, exatamente onde a amostra é recolhida. Além disso, ao levar a cibersegurança em consideração, a plataforma cumpre as mais rigorosas normas de privacidade dos dados: por exemplo, não há acesso remoto aos dispositivos Vivalytic, nem possibilidade de acesso aos dados dos pacientes.

Câmeras de segurança Bosch: ainda com o foco em soluções para mitigar os impactos da pandemia, as câmeras, com análise de vídeo inteligente integrada, medem a temperatura corporal individual sem necessidade de contato físico.

Monitor de hemoglobina portátil: essa solução equipada com IA monitora a hemoglobina do sangue por meio da leitura do dedo e detecta se o paciente possui anemia em até 30 segundos. A tecnologia pode ser utilizada por países e regiões com acesso insuficiente à assistência médica.

Os benefícios que as tecnologias baseadas em AIoT podem trazer para a medicina complementam a interação entre equipe médica e paciente em diferentes contextos. Podem, por exemplo, melhorar o resultado de tratamentos e das intervenções médicas, realizar o controle eficaz das condições clínicas que exigem acompanhamento, entre outras tantas possibilidades. Visto isso, a Bosch continuará investindo nessa área com foco na inteligência artificial com o intuito de aprimorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.