Soluções da ifm contribuem para a mitigação do impacto ambiental na agricultura

Foto: Divulgação – ifm

Com a alta expansão do agronegócio brasileiro, soluções para a diminuição dos impactos ambientais estão sendo cada vez mais buscadas. Originária da Indústria 4.0, a Agricultura 4.0 ou Agricultura Digital, é uma solução para a mitigação das mudanças climáticas causadas pelo mau uso do solo e poluição do meio ambiente, contribuindo para a redução do consumo de água, fertilizantes e pesticidas comumente aplicados no campo.

“Através da aplicação da agricultura 4.0 por meio da integração de diversas tecnologias, há otimização da cadeia produtiva em todas as suas etapas, desde o plantio até a colheita. Com esse recurso, será possível utilizar apenas as quantidades necessárias em áreas específicas”, explica Robson Rodrigues, Gerente Nacional de Vendas da ifm, líder global do setor de automação industrial.

Uma das práticas 4.0 da ifm são os sensores de monitoramento e dosagem de insumos agrícolas que auxiliam desde a supervisão da lavoura em tempo real até a determinação de velocidade do plantio, bem como no controle preciso da rotação de motores adaptados às necessidades de cada implemento agrícola, de forma personalizada.

“O controle e monitoramento eficiente do plantio e dosagem de insumos biológicos e químicos são uma exigência da agricultura de precisão, além de ser fundamental para atender às necessidades da Agricultura 4.0, contribuindo para a otimização da produção e gestão agrícola. A análise do solo determina a quantidade exata de insumos necessários como, por exemplo, a quantidade de sementes que serão distribuídas em cada região”, esclarece Rodrigues.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Company, 71% dos agricultores brasileiros usam tecnologia aplicada para otimizar as atividades do campo. “A utilização desses métodos aumentam a produtividade, reduz custos com mão de obra, melhoram a qualidade do trabalho e a segurança dos funcionários e diminuem os impactos ao meio ambiente”, aponta o porta-voz.

“Pesquisar o mercado em busca de oferecer tecnologias adequadas para controle de implementos é fundamental. É através da utilização de controladores que aumentam a produtividade, reduzem os custos e fornecem confiabilidade no campo, que o produtor, o consumidor final e, consequentemente, a economia nacional são favorecidos”, acrescenta Cavour Martinelli, Gerente de Projetos da ifm.