Startup bávara desenvolve aplicativo para melhorar transporte ferroviário de mercadorias

Foto: Divulgação BR24

O novo aplicativo da startup bávara CONROO deve incentivar mais empresas a utilizar a rede ferroviária alemã para o transporte de mercadorias. Essa nova tecnologia foi apresentada pela empresa alemã de trens Deutsche Bahn AG no terminal de carga em Munique-Riem.

A rapidez e eficiência são fundamentais para o setor de logística, mas a movimentação de caminhões em terminais de ferroviários de carga está sujeita à lentidão, especialmente com alta demanda. Buscando agilizar esse processo, o novo aplicativo da CONROO ajudará os transportadores a trabalhar mais eficientemente nos terminais. Segundo a startup, os motoristas dos caminhões podem consultar o estado da carga a qualquer hora pelo aplicativo.

Dessa forma, o motorista pode reservar um período para o carregamento pelo celular e, assim, evitar o horário de pico no terminal. Além disso, a troca digital de dados entre o terminal e os transportadores deve tornar o manuseio das mercadorias mais rápido.

A empresa alemã de infraestrutura ferroviária Deutsche Umschlaggesellschaft Schiene – Straße (DUSS), uma das maiores fornecedoras da Alemanha, já testou o aplicativo. De acordo com a empresa, a organização digital da logística ajuda com o processamento rápido e é bom para a economia, para a prosperidade e para o clima.

A Allianz Pro Schiene, associação alemã independente e sem fins lucrativos para a promoção do transporte rodoviário seguro e sustentável, está contente com as inovações no transporte ferroviário. O transporte ferroviário de mercadorias deve chegar a 25% até 2030 – atualmente a porcentagem é de 18% em todo o país.