Startup brasileira Pix Force, já acelerada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, vence o Start.up! Germany Tour

Foto: Divulgação Pix Force

A startup brasileira Pix Force foi a grande vencedora da edição 2021 da Start.up! Germany Tour, uma iniciativa das Câmaras de Indústria e Comércio da região da Renânia do Norte-Vestfália (IHK NRW), na Alemanha.

Usando inteligência artificial, visão computacional e machine learning, a Pix Force desenvolve soluções para converter de modo automatizado fotos e vídeos capturados por câmeras, drones e satélites em dados.

Ao longo de cinco rodadas preliminares digitais da iniciativa, startups internacionais competiram entre si e apresentaram suas soluções. As 15 melhores equipes chegaram à final e tiveram a oportunidade de apresentar seus modelos de negócios inovadores a um júri de primeira linha na cidade de Düsseldorf. Ao lado das demais startups, a Pix Force inspirou o público internacional do evento, constituído por empresas, investidores e multiplicadores, e sobretudo, estabelecendo contatos com empresas consolidadas no mercado. Além disso, assegurou um prêmio em dinheiro que poderá ser usado para desenvolver seus negócios na Alemanha.

A Pix Force já havia participado duas vezes do programa de aceleração da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, o Startups Connected. Em 2019, a startup foi vencedora na 4ª edição do programa no desafio “Papel e Celulose”, que tinha a Voith Paper como empresa-âncora.

Na 6ª edição da iniciativa, em 2021, uma spin-off da Pix Force, a Pix Grid, com atuação na parte de eficiência energética, foi selecionada pela Siemens para desenvolvimento de um projeto-piloto no desafio “Eficiência Energética”.

Lançado em 2017, o Start.up! Germany Tour é organizado pelas Câmaras de Indústria e Comércio da região da Renânia do Norte-Vestfália, na região do Ruhr, Düsseldorf e Colônia e conta com o apoio do Ministério da Economia, Inovação, Digitalização e Energia do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, NRW.Global Business e Germany Trade and Invest por meio da Digital Hub Initiative.

“Para a economia da Renânia do Norte-Vestfália, a cooperação com essas empresas jovens e inovadoras é um componente adicional importante para se posicionar para o futuro. Portanto, estamos muito felizes em trabalhar com o Start.up! Germany Tour para trazer startups de todo o mundo para a NRW todos os anos e conectá-las com nossas empresas membros ”, afirmou Ralf Stoffels, presidente da IHK NRW.