Na semana passada, a STIHL esteve presente na Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio no mundo, que ocorreu nos dias 6 a 10 de março em Não-Me-Toque (RS). Em seu estande, a multinacional alemã ofereceu condições especiais e apresentou os mais recentes lançamentos: três modelos de motobombas, que inauguram a categoria no portfólio da empresa. Voltadas às atividades do mercado agro e da construção civil, os equipamentos cumprem funções importantes nas atividades de irrigação em hortas e lavouras, na drenagem e limpeza de grandes áreas, em serviços de infraestrutura do poder público, na transposição de água de rios, lagos, poços e outros reservatórios, entre outras funções. “As motobombas são um exemplo da qualidade, do desempenho e da variedade de soluções que a STIHL preza para atender as necessidades do público do campo. São três modelos com diferentes potências e níveis de vazão máxima para volumes médios, altos e muito altos de bombeamentos. Contribuem para otimização dos recursos hídricos, dando oportunidade para melhor alocação e reutilização da água”, informa o Diretor de Marketing da STIHL, Rafael Zanoni.
Segundo ele, a feira possibilita novos negócios e estabelece relacionamento com públicos estratégicos da STIHL, oferecendo a possibilidade dos clientes testarem na prática a linha de produtos a bateria e elétricos. Além disso, a STIHL apresentou uma ação de experiência virtual imersiva, na qual foi possível conhecer o projeto apoiado pela empresa numa comunidade amazônica. Por meio da realidade virtual, as pessoas conheceram a Reserva Extrativista Arióca Pruanã, localizada em Oeiras do Pará (PA). A reserva é uma das participantes do projeto Florestas Comunitárias, desenvolvido pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) com o apoio da STIHL. Lá a comunidade trabalha com o manejo florestal sustentável, uma prática importante para a preservação dos recursos naturais, ao mesmo tempo em que gera renda para os moradores locais.
“Nesse ano que estamos completando 50 anos de produção no Brasil, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade, que sempre fez parte da nossa responsabilidade social e agora está formalizado para o mercado através do relatório de sustentabilidade do Grupo STIHL. A ação imersiva que estamos trazendo para a feira faz parte do nosso empenho em trazer conteúdo relevante sobre este projeto tão valoroso, dando voz para a comunidade Arioca Pruanã que desenvolve o manejo do açaí com dedicação e compromisso com o meio ambiente. A história dessa comunidade faz parte da história da STIHL também e nos alegramos em poder dar visibilidade a ela com essa experiência imersiva”, enfatiza Zanoni.
Lançamentos
A motobomba STIHL WP 300, que possui entrada e saída de 2 polegadas, e a WP 600, que possui entrada e saída de 3 polegadas, são destinadas para médio e alto volumes de bombeamentos. Ambas possuem potência máxima de 4,4 kW e 212 cilindradas. O modelo de entrada possui uma vazão máxima de água de 37 m³/h, vazão máxima de saída de água de 616 l/min, enquanto o intermediário apresenta 63 m³/h e 1.050 l/min, respectivamente. Já a WP 900 é a de maior potência e oferece 5,2 kW e uma entrada e saída de 4 polegadas. Desta forma, é possível alcançar a vazão máxima de 94 m³/h e a vazão máxima de saída de água de 1.567 l/min. As alturas máximas de sucção são entre 6,5 e 7 metros, podendo bombear água a alturas que variam entre 31 e 34 metros dependendo do modelo. Os motores dos três lançamentos são de 4 tempos a gasolina.