A STIHL Brasil fechou 2020 com resultados expressivos. As vendas registraram um aumento de 32,7%, em grande parte no segundo semestre, e o faturamento subiu 51,2% – sendo metade deste valor correspondente à exportação. O Market Share da STIHL cresceu 6% no ano passado e consolidou ainda mais a empresa na liderança estratégica no mercado brasileiro. Os números são o resultado de um conjunto de ações, entre elas a inauguração de um novo centro logístico em Jundiaí/SP, crescimento dos pontos de venda, que atualmente são mais de 4 mil distribuídos por todo o Brasil e na rápida reação para atender a demanda dos clientes. O reflexo disso também contribuiu para que a empresa encerrasse o ano com 2.877 colaboradores, o que representa um aumento de 21% no quadro de funcionários.
Ao todo, em 2020, foram investidos R$ 151 milhões na unidade brasileira, dos quais parte foi para a ampliação da planta com a construção do novo prédio de produção. Em 2021 serão aplicados, aproximadamente, R$ 374 milhões, segundo Cláudio Guenther, com foco no aumento na capacidade de produção e modernização do parque fabril, para desenvolver cada vez mais produtos com qualidade e tecnologia de ponta. Dentre os desafios para esse ano, estão a capacidade de atender o aumento das vendas, que já está 25% maior do que em 2020, ampliar a nacionalização de componentes para produção de máquinas e manter a busca da redução de custos.
Após inaugurar um novo Centro de Distribuição em São Paulo, em 2020, Cláudio Guenther diz que haverá um estudo para um terceiro centro logístico no Brasil. “Estarmos mais próximos dos clientes proporciona atendimento mais rápido às demandas e maior satisfação com a excelência de nossos produtos e serviços. Outro importante ponto é manter a STIHL entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul e no país. É fundamental também desenvolvermos o ambiente corporativo, proporcionando saúde, bem-estar, valorizando as pessoas, que são a parte mais importante do negócio”, afirma Guenther.