A STIHL conquistou o prêmio “Top Ser Humano 2022”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), pelo 6º ano consecutivo. Na edição, a organização foi vencedora com o case “EAD STIHL: como a implantação de um programa de educação à distância, elaborado por e para a empresa, contribui para o desenvolvimento do público”. A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira, dia 23 de novembro, em Porto Alegre.
Em agosto de 2020, a STIHL Brasil lançou sua plataforma de educação à distância, disponível a todos os colaboradores, estagiários, aprendizes e terceiros de sua unidade no País. Batizada de EAD STIHL, a plataforma foi planejada para ampliar o alcance dos treinamentos a 100% das pessoas, abrindo caminho para a cultura do autodesenvolvimento, e para servir como repositório do conteúdo gerado na empresa, possibilitando uma gestão do conhecimento mais assertiva e eficaz. Desde sua implantação, a plataforma já disponibilizou 77 treinamentos, atendeu 1281 pessoas, que concluíram cursos via EAD, e apresenta índice de satisfação médio de 85%, entre outros resultados que demonstram o valor da educação à distância para o público interno. A iniciativa é pioneira entre as unidades do Grupo STIHL no mundo, e representa uma inovação para uma organização com uma forte cultura de trabalho presencial.
Os resultados obtidos são motivo de comemoração para a empresa. Além de atingir os objetivos propostos em menos de dois anos de implantação, a iniciativa levou ao aumento de quase 500% em alguns indicadores de T&D na comparação de 2020 com 2021, como por exemplo, o número de pessoas impactadas – que passou de 600 para 3500, aproximadamente – e o número de horas de formação, que ampliou de 1628 para 37.711 nesse período. O sucesso do EAD também se reflete nos indicadores do negócio e no resultado da empresa na pesquisa de clima da GPTW, aplicada anualmente. Em 2022, o foco da empresa foi a ampliação do pilar Escolas STIHL, com a inserção de novos conteúdos técnicos teóricos na plataforma. “Estruturamos nossas ações e programas internos para que as pessoas se sintam valorizadas. Colher esses resultados é imensamente satisfatório e motivo de orgulho para mim e para toda a empresa”, explica o presidente da STIHL Brasil, Cláudio Guenther.
Implantado em uma plataforma fornecida pelo SENAI e adaptada para atender as necessidades da empresa, o EAD STIHL está estruturado em cinco pilares: Treinamentos Obrigatórios, Desenvolvimento Profissional, Escolas STIHL, Processos STIHL e Autodesenvolvimento. Cada um deles agrupa treinamentos afins e possui orientações específicas quanto a quem deve realizar, horário e acesso. “Alguns treinamentos são obrigatórios para certo grupo de colaboradores, mas todos os cursos estão disponíveis a qualquer um que tenha interesse em realizá-los. Basta solicitar o acesso e aguardar a confirmação da matrícula”, explica Henrique Tiggemann, Especialista de Treinamento e responsável pelo EAD STIHL. A plataforma pode ser acessada de qualquer device (computador, tablet ou celular) no momento que for mais adequado para o colaborador, e aqueles que não utilizam computador pessoal em suas atividades de trabalho podem acessar os cursos de uma sala específica na empresa, montada exclusivamente para o EAD.
O grande diferencial da educação à distância da STIHL é o desenvolvimento interno de treinamentos. Em torno de 56 cursos, representando 73% do total disponível na plataforma atualmente, foram desenvolvidos por colaboradores da própria empresa. Por serem naturalmente reconhecidos por seus pares, os desenvolvedores internos atraem o interesse dos colegas e lideram o acesso ao EAD, tornando-se referência interna naquele conteúdo. “Desenvolver um treinamento EAD não só me deu a oportunidade de transmitir um pouco do meu conhecimento, como também de crescer. Estudei mais para construir algo que pudesse ser consumido da melhor forma possível, com clareza e facilidade, e sei que estou dando a oportunidade para outros colaboradores agregarem conhecimento”, diz Bruno de Souza, Analista de Qualidade Manufatura, que desenvolveu um treinamento para o pilar Negócio STIHL.
Para a implantação do EAD, a opinião dos colaboradores foi fortemente considerada. A empresa aplicou uma pesquisa prévia, com o objetivo de entender o interesse das pessoas pela educação à distância, recursos disponíveis e temas de maior demanda. A partir daí, aconteceram os primeiros desenvolvimentos, até o lançamento da plataforma no final de 2020. A sensibilização das lideranças para a proposta foi outro passo importante para o sucesso da educação à distância. “Sempre damos prioridade para o EAD. Também estabelecemos alguns desafios junto à nossa área técnica para incentivar a produção de conteúdos que despertem o interesse das pessoas”, garante Tiago de Souza, Supervisor de Logística e líder com o maior número de colaboradores engajados no EAD – 43 de um total de 56 pessoas.