STIHL forma colaboradores na segunda turma do curso técnico exclusivo de mecatrônica

Foto: Divulgação STIHL

A STIHL realizou a formatura de 12 colaboradores que concluíram a segunda turma do Curso Técnico Dual de Mecatrônica STIHL, desenvolvido exclusivamente pela organização para colaboradores, em parceria com especialistas da STIHL, com o SENAI-RS e com a Câmara Brasil-Alemanha (AHK). A capacitação, que foi criada em 2017, é gratuita aos participantes e tem como objetivo principal proporcionar uma formação qualificada com vivências reais da rotina de trabalho de um profissional do segmento mecatrônico. A formatação do curso segue um plano curricular com 70% de aulas práticas e 30% de conteúdo teórico, além de seguir o modelo utilizado pela matriz alemã da organização.

No Brasil, não há uma formação semelhante à da STIHL. Além dos resultados qualitativos, a Formação Dual também apresenta resultados numéricos significativos, como economia a partir de soluções encontradas pelos técnicos para problemas internos. “A qualificação da mão de obra é um desafio do mercado atual. Não basta apenas contratar profissionais diferenciados, é necessário atualizá-los para trilhar o objetivo da STIHL de primar pela inovação, pela digitalização voltada à Indústria 4.0, pela produtividade e pela qualidade nos processos. Desta forma, oferecer uma capacitação diferenciada do mercado para os nossos profissionais já imersos na cultura organizacional da empresa, nos permite aumentar o nível do corpo técnico da STIHL e, consequentemente, elevar a nossa competitividade no cenário global”, afirmou Arno Tomasini, Vice-Presidente de Operações.

O curso possui três anos de duração e carga horária total superior a 5,2 mil horas. Os colaboradores formados são selecionados por meio de um processo seletivo que incluiu prova de conhecimentos básicos – português, matemática, lógica e inglês; dinâmica de grupo – e entrevista individual. Para participar do processo, os candidatos precisavam ter no mínimo dois anos de empresa e estar atuando em algum dos cargos iniciais da produção, logística ou qualidade.