STIHL oferece capacitação de jardinagem gratuita para jovens do Pão dos Pobres

Foto: Divulgação STIHL

Em sintonia com os propósitos de acelerar a competitividade da economia gaúcha, além de contribuir para a construção do futuro do Rio Grande do Sul por meio de uma cultura empreendedora e inovadora, a STIHL tornou-se parceira da iniciativa RS Avança, promovida pela Amcham, que visa realizar ações sob os aspectos Ambientais, Sociais e de Governança. Neste contexto, com o objetivo de executar um programa de desenvolvimento profissionalizante e mentoria para jovens em situação de vulnerabilidade social, a STIHL oportuniza para 22 alunos da Fundação Pão dos Pobres a capacitação gratuita de jardinagem Pró-Jardim STIHL. O conteúdo é online e ministrado pelos principais nomes nas áreas de jardinagem, paisagismo, engenharia florestal, arborismo, agronomia, empreendedorismo e negócios. Com isso, nos dias 30 de novembro e 02 e 07 de dezembro, os alunos assistiram às videoaulas na entidade. Já no dia 09 de dezembro, a Engenheira Agrônoma Responsável técnica pelo conteúdo do Pró-Jardim STIHL, Vânia Chassot, realizou uma aula prática com o plantio de mudas e sementes no turno da manhã. Os certificados aos alunos também foram entregues durante o momento.

O Pró-Jardim STIHL já foi realizado por mais de 44 mil pessoas no Brasil, entre profissionais e praticantes ocasionais da jardinagem, e os conteúdos foram estrategicamente pensados para aliar a teoria com a prática e orientar a aplicação deste conhecimento em negócios na área. “Trata-se da porta de entrada ou então um grande incentivo para mergulhar por inteiro no mercado da jardinagem. Para estes jovens, que estão formando a escolha pela profissão que irão dedicar-se, a capacitação pode ser transformadora, seja para definir a atividade profissional ou então despertar o interesse em um novo hobby. Desejamos que eles coloquem em prática os ensinamentos nesta oportunidade, mas, ao mesmo tempo, também queremos plantar uma sementinha em cada um, pois cada módulo do curso pode apresentar novos horizontes de atuação dentro da jardinagem”, afirma Vânia, que complementa: “O Pró-Jardim STIHL possui mais de um ano e, neste período, há diversos relatos de pessoas que, por meio do curso, tornaram-se jardineiros e paisagistas, alguns, inclusive, criaram suas próprias empresas de prestação de serviços”.

De acordo com o Superintendente Regional da Amcham, Marcelo Rodrigues, a iniciativa é muito importante para a construção de um futuro mais empreendedor e inovador, sem deixar talentos para trás. “A iniciativa é uma oportunidade de aprendizado – pois a jardinagem é um setor que possui oportunidades de emprego – de um conhecimento em sintonia com as demandas da sociedade e que gerou oportunidades de informação para jovens, fortalecendo a importância de todas as organizações terem impacto positivo na sociedade”, completa.

O projeto está dividido em quatro módulos, que podem ser realizados de forma independente a qualquer momento: Jardinagem da Teoria à Prática; Especializando na Jardinagem; Da Jardinagem ao Paisagismo; e Jardinagem como Negócio. Os jovens receberão os certificados do Pró-Jardim STIHL após a finalização da capacitação. Além dessa entrega, a STIHL também doará três equipamentos para contribuir na manutenção e conservação da área verde do Pão dos Pobres, são eles: uma motosserra MS 170, um soprador BG 50 e o cortador de grama a bateria RMA 460.