Sustentabilidade, foco em pessoas e transparência guiam Relatório Institucional e ESG da Siemens 2022

Foto: Divulgação Siemens

Apresentar os resultados de um ano bem-sucedido em termos de conquistas para a Siemens, no Brasil, é trazer à luz de clientes, colaboradores, parceiros e sociedade civil um espectro amplo e transparente de como a companhia conduz sua política de negócios no País. O Relatório Institucional e ESG Siemens aborda o tema sustentabilidade há mais de uma década (desde 2010), comprovando que esse olhar visionário a transformou em líder de tecnologia com propósito por oferecer soluções que impactam empresas e cidadãos de maneira positiva.

O documento reforça que a Siemens é signatária dos 10 Princípios Universais do Pacto Global da ONU, da estratégia Ambição 2030, além de integrar o Movimento Empresarial pela Amazônia do Conselho Empresarial Brasileiro pelo Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Em 2022, Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens, foi nomeado embaixador do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9) da ONU, com a missão de apoiar o Brasil no avanço da construção de infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e fomentar a inovação. As atividades de ESG foram divididas em três capítulos para a melhor compreensão do conteúdo. O relatório também segue as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional independente que auxilia empresas, governos e outras entidades a entender e comunicar seus impactos em questões como mudança climática, direitos humanos e corrupção.

Como sustentação das informações do relatório, a Siemens tem a estrutura DEGREE baseada em seis campos de ação, Descarbonização, Ética, Governança, Recursos com Uso Eficiente, Empregabilidade e Equidade. O documento é aberto com uma carta de Pablo Fava reforçando que cada vez mais as empresas precisam exercer sua prática de maneira transparente. “Apresentar à sociedade um relatório consolidado e transparente é uma prática saudável. Na Siemens, fazemos isso há vários anos para informar o desempenho dos nossos negócios e demonstrar de que forma nossa atuação busca impactar a sociedade de forma positiva”, aponta Fava.

Essa versão de relatório comunica as atividades no período entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022 (FY 22) e apresenta conteúdo multimídia, com três podcasts inéditos trazendo os principais executivos da empresa apontando caminhos para o futuro. No primeiro podcast, Pablo Fava explica porque a preocupação com o meio ambiente é um tema de extrema relevância para se trabalhar no País. “O que nos define é a palavra sustentabilidade, é isso que escolhemos para estar dentro do contexto internacional da Siemens. Estamos no Brasil, onde a matriz energética é 80% renovável, o País que toma conta da Amazônia para o mundo. Cada vez mais nossos clientes nos procuram por causa desse motivo”, aponta o CEO Brasil da Siemens. Nesse mesmo podcast, William Pereira, Vice-presidente Brasil da Smart Infrastructure, comenta que a eletromobilidade já contabiliza negócios efetivos dentro da transformação digital. “Ser mais eficiente nos transportes está totalmente em linha com a nossa política de descarbonização. Ônibus, caminhões e trens eletrificados gastam menos energia e geração de carbono”, ressalta.