Sustentabilidade, inovação e novas tecnologias foram os temas centrais da ILA Berlin 2022

Foto: Divulgação ILA Berlin

Entre os dias 21 e 26 de junho, a região de Berlim se tornou o centro de intercâmbio de perspectivas sobre o futuro da indústria aeroespacial: expositores internacionais, representantes políticas e das forças armadas e a ciência se reuniram na ILA Berlin 2022, feira líder europeia da indústria aeroespacial, que teve o “Pioneirismo aeroespacial” (Pioneering Aerospace) como tema.

Cerca de 550 expositores de 29 nações participaram da feira e apresentaram uma ampla gama de produtos de alta tecnologia, bem como projetos de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, 360 especialistas discutiram questões atuais do setor aeroespacial. Os temas centrais da feira foram a neutralidade carbônica, a segurança militar e os benefícios das viagens espaciais para a humanidade. O público mostrou um grande interesse pelos assuntos debatidos – os bilhetes para o fim de semana se esgotaram rapidamente.

“ILA Berlin 22 foi a primeira feira da indústria aeroespacial realizada na Europa desde o início da pandemia. O grande interesse dos visitantes e expositores, a forte presença de políticos alemães e a parceria com a Comissão Europeia indicam uma mensagem clara: O espaço aéreo e a defesa são temas importantes para a sociedade”, afirmou Volker Thum, Chefe Executivo da Federação Alemã da Indústria Aeroespacial (BDLI – Bundesverband der Deutschen Luft- und Raumfahrtindustrie).

“Com essa importância ressaltada, surge uma responsabilidade especial para nós da indústria. Em termos de sustentabilidade, o foco agora é como conseguiremos manter um mundo habitável para as próximas gerações – de forma sustentável, econômica e segura. Ainda que o caminho para atingir o nosso objetivo seja longo, na ILA Berlin 2022A feira pudemos ver o grande progresso que já conseguimos: pesquisas e desenvolvimentos de viagens neutras para o clima; comunicação e observação climática a partir do espaço; e tecnologias voltadas para a nossa segurança e para a defesa dos nossos valores”, finalizou.

Além de Thum, o Diretor Executivo da Messe Berlin, Martin Ecknig, também se mostrou entusiasmado com a realização da feira. ” O setor aeroespacial tem alta demanda de se encontrar e trocar ideias pessoalmente. Como a feira europeia mais importante da indústria aeroespacial, a ILA Berlin reuniu a indústria no centro da Europa e apresentou inovações e novas tecnologias relevantes para a indústria aeroespacial”, disse.

Representação forte do governo alemão

A abertura da feira contou com a presença do Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Em seu discurso inicial, ele expressou a importância do tema Pioneirismo Espacial como uma forma de relembrar o passado e aspirar por planos do futuro. Além disso, o Chanceler agradeceu aos expositores e às empresas em particular. “Eles são os verdadeiros “Pioneiros do aeroespaço – eles nos incentivam para o futuro da aviação aeroespacial silenciosa, inovadora e neutra”, afirmou.

Scholz foi acompanhado pelo Ministro Federal dos Transportes, Dr. Matthias Wissing; a Prefeita de Berlim, Franziska Giffey; o Governador de Brandenburg, Dr. Dietmar Woidke; e Anna Christmann, Coordenadora do Governo Federal para o Aeroespaço Alemão. O Ministro Federal da Economia e Tecnologia, Robert Habeck, também visitou a feira e se informou sobre as inovações da indústria aeroespacial em relação a voos neutros de emissões de carbono. Adicionalmente, a Ministra Federal da Defesa, Christine Lambrecht, visitou o estande das Forças Armadas Alemães (Bundeswehr), maior expositor na feira.

Programação recheada na ILA Berlin

Cerca de 60 aviões de diferentes tipos foram apresentados durante a feira. Entre eles, estavam os “gigantes”, como o A380 e o avião de transporte Beluga, da Airbus; e aviões militares, como o avião de combate multiuso F35, da Lockheed Martin e o helicóptero de transporte CH-47 Chinook, da Boeing. Modelos de maquetes de drones inovadores, como o aerotáxi “Volocopter”, o avião elétrico “Spirit of Innovation“, da Rolls Royce, e o avião a hidrogénio i-2, da Apus, também estavam em exposição.

Um dos destaques da programação da ILA Berlin foi o “Pavilhão Espacial”, que apresentou a importância da exploração espacial para a humanidade, especialmente com o painel “Conversa de astronauta” (Astronaut Talk) com Matthias Maurer, Alexander Gerst, Thomas Reiter e Reinhold Ewald.

Já a área de exposição “Mobilidade Aérea Avançada” (Advanced Air Mobility) mostrou o panorama de sistemas aéreos não tripulados e de veículos movidos à eletricidade que decolam e pousam verticalmente (eVTOLs).

O “Laboratório do Futuro” (Future Lab) focou no desenvolvimento de estratégias para integrar da neutralidade climática nos sistemas aéreos até 2050.

No “Centro de Suporte Militar” (Military Support Center), as Forças Aéreas e a indústria mostraram em conjunto novos possibilidades para assegurar a prontidão operacional das aeronaves e dos equipamentos.

Por fim, o palco do “Centro Internacional de Fornecedores” (Internacional Supplier Center) focou nos temas atuais dos fornecedores – desde o voo neutro para o clima e a digitalização até a estabilidade da cadeia de fornecimento.

*A próxima edição da ILA Berlin está prevista para acontecer entre os dias 5 a 9 de junho de 2024. A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, representante oficial da feira no Brasil, oferece o suporte necessário para sua participação. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.