Sustentabilidade no turismo: Lufthansa Group e DER Touristik expandem cooperação

Foto: Divulgação Lufthansa Group

Para enfrentar os desafios na área de proteção climática e ambiental, a DER Touristik e o Lufthansa Group estão expandindo sua cooperação: como parte de uma parceria estratégica, a DER Touristik é a primeira grande operadora de turismo a adquirir Combustível de Aviação Sustentável (SAF, na sigla em inglês) do Lufthansa Group. Esse combustível é composto por resíduos biogênicos, como óleos de cozinha usados, e reduz as emissões de CO₂ em cerca de 80% em comparação com o querosene convencional. Com o SAF adquirido, a DER Touristik oferecerá aos seus clientes viagens aéreas mais amigáveis ao clima, sem custo adicional. Os custos do SAF serão cobertos pela operadora de turismo.

Especificamente, a DER Touristik utiliza o SAF adquirido do Lufthansa Group para melhorar a pegada de carbono de produtos selecionados. Esses passeios serão apresentados no DERTOUR Magalog – uma mistura de revista e catálogo em inglês (magazine e catalog, respectivamente) – que será publicado em setembro de 2023 com o título “Viagens Conscientes”. Por exemplo, uma parcela de 20% de SAF será incorporada ao sistema de voo para os voos da Lufthansa dos passeios de 2024 apresentados no Magalog. Isso reduzirá as emissões individuais de CO₂ relacionadas a voos dos passageiros. Até o final de 2024, voos selecionados do Grupo Lufthansa reservados além de um dos hotéis com certificação sustentável no novo DERTOUR Magalog também terão 20% de SAF incorporado ao sistema de voo, às custas da DER Touristik. Além disso, a REWE Reisen na Alemanha e a Billa Reisen na Áustria irão criar mais duas ofertas de férias sustentáveis com voos do Grupo Lufthansa na Europa no outono de 2023.

Como parte da parceria estratégica entre a DER Touristik e o Lufthansa Group, também estão planejadas várias outras medidas que sensibilizarão os turistas e os especialistas em agências de viagens para o tema do SAF e o tornarão tangível para eles. Na primavera passada, o Lufthansa Group e a DER Touristik já haviam lançado conjuntamente ofertas de viagens mais sustentáveis em um teste inicial.

“Estamos muito satisfeitos por ter a DER Touristik como parceira de cooperação ao nosso lado, comprometida com a transformação sustentável da indústria de viagens, abrindo novos caminhos conosco e sensibilizando seus clientes para ofertas de viagens inovadoras”, diz Frank Naeve, Vice-Presidente Sênior de Mercados Globais e Estações do Lufthansa Group. “Com nossas companhias aéreas, queremos conectar pessoas, culturas e economias da maneira mais sustentável possível, reduzir o impacto ambiental do voo e usar os recursos necessários de forma eficiente. O uso de Combustível de Aviação Sustentável é uma chave crucial para voar de forma mais sustentável nesse sentido.”

“Nosso objetivo é tornar o turismo mais amigável ao clima e reduzir as emissões das viagens de férias. Uma alavanca-chave nisso é a aviação”, explica Dr. Ingo Burmester, CEO da DER Touristik na Europa Central. “Ao mesmo tempo, estamos investindo na transição para uma indústria aérea com emissões mais baixas com nosso compromisso. Como operadora de turismo e corretora de voos, vemos como nossa responsabilidade nos envolvermos nessa área. Como indústria, só podemos alcançar mudanças unindo forças e ficando ombro a ombro com parceiros de longa data e confiáveis como o Lufthansa Group.”

O Lufthansa Group estabeleceu metas ambiciosas de proteção climática e tem como objetivo alcançar um equilíbrio neutro de CO₂ até 2050. Já até 2030, o Lufthansa Group deseja reduzir pela metade suas emissões líquidas de CO₂ em comparação com 2019 por meio de medidas de redução e compensação. A meta de redução até 2030 foi validada pela iniciativa independente Science Based Targets (SBTi) em agosto de 2022. Para uma proteção climática eficaz, o Lufthansa Group está focando principalmente na modernização acelerada da frota, no uso de SAF, na otimização contínua das operações de voo e em ofertas para seus viajantes privados e clientes corporativos para tornar um voo ou o transporte de carga mais sustentável.