Suzano Três Lagoas opta por sistema Voith para controle de perfil transversal de gramatura

Foto: Divulgação Voith

Após os bons resultados alcançados em sua fábrica de Aracruz, no Espírito Santo, a Suzano Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, escolheu a Voith para instalar o sistema de controle ModuleJet em sua caixa de entrada da linha 1 de secagem de celulose.

Com o objetivo de melhorar o controle de distribuição transversal das fibras, o ModuleJet, da Voith, permite controlar a diluição da massa através de válvulas automáticas, em zonas delimitadas na caixa de entrada, trazendo como benefício direto o ajuste ótimo para melhoria do perfil transversal de gramatura da folha.

Os bons resultados dos perfis alcançados em Aracruz fizeram com que a Suzano optasse pela automatização das válvulas também em Três Lagoas, permitindo, assim, melhor uniformidade no perfil dos fardos e otimização de custos operacionais, confirmados pela redução do consumo específico de vapor, além da melhoria de qualidade, que são os benefícios tangíveis esperados com a utilização do ModuleJet da Voith.

O sistema ModuleJet da Voith pode ser utilizado em caixas de entrada de secagem de celulose, podendo ser facilmente integrado aos demais sistemas de automação existentes, inclusive de outros fabricantes, garantindo o sucesso da operação.

“Desde a implementação do sistema ModuleJet da Voith aqui em Três Lagoas, temos alcançado melhores perfis de gramatura, uniformidade dos fardos, etc” diz Eduardo Ferraz, Gerente Executivo Industrial da unidade Suzano Três Lagoas. “Além disso, ganhamos em custos de produção e estamos bastante contentes com os resultados conquistados, principalmente em relação à melhoria do perfil da folha”.