Symrise celebra 150 anos com novo rumo estratégico sob liderança de Jean-Yves Parisot

Foto: divulgação Symrise

A Symrise AG, uma das principais fornecedoras globais de fragrâncias, sabores, ingredientes cosméticos e soluções funcionais, realizou seu Dia do Mercado de Capitais em Holzminden, Alemanha, com o objetivo de apresentar sua estratégia de crescimento sob a liderança de Jean-Yves Parisot. O evento também celebrou o 150º aniversário da empresa e o marco histórico da primeira síntese da vanilina, que fundou a indústria de fragrâncias e sabores.

Jean-Yves Parisot, CEO da Symrise, destacou a continuidade do sucesso da empresa. Ele afirmou que a Symrise está bem posicionada para manter seu crescimento lucrativo. “A empresa se beneficia de um modelo de negócios robusto, um portfólio diversificado e uma forte presença regional.” Nos últimos meses, a empresa ajustou sua estratégia para aproveitar as oportunidades criadas por tendências como nutrição saudável, cuidados pessoais e sustentabilidade. A estratégia “UMA Symrise” é baseada em três pilares: Crescimento, Eficiência e Portfólio, com um foco ampliado em áreas como ingredientes cosméticos e soluções de saúde.

A empresa também está focada em aumentar a eficiência ao longo de toda sua cadeia de valor, desde a aquisição de materiais até a entrega de produtos. A sustentabilidade é central para a estratégia da Symrise. A empresa pretende reduzir sua pegada ecológica, especialmente por meio de seus produtos. Além disso, ela se comprometeu a alcançar a neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

A digitalização também é uma prioridade. A Symrise utiliza tecnologias como inteligência artificial em processos de desenvolvimento de produtos e pesquisa de consumidores. Novos sistemas de TI têm como objetivo aumentar a transparência para decisões estratégicas.

Para garantir a implementação bem-sucedida de sua estratégia, a Symrise criou um Escritório de Transformação global. Esse escritório é responsável por orientar e apoiar a execução do plano estratégico da empresa.

Em relação às previsões financeiras, a Symrise revisou suas expectativas para 2024. A empresa agora espera um crescimento orgânico de vendas superior a 7%, ajustado para efeitos hiperinflacionários. A margem EBITDA é projetada para superar os 20%, enquanto o fluxo de caixa livre deve ficar acima de 12%. Para 2025, as metas permanecem as mesmas: um crescimento orgânico de vendas de 5% a 7% e uma margem EBITDA entre 20% e 23%. As metas de longo prazo para 2028 foram reafirmadas, com expectativa de um crescimento orgânico de vendas de 5% a 7%, uma margem EBITDA de 21% a 23%, e um fluxo de caixa livre superior a 14%.